Ouvidoria

Rede de Ouvidoria do CAU/BR participa de seminário nacional em João Pessoa (PB)

 

 

A Rede de Ouvidoria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Renouv-CAU) marcou presença nos dias 4 e 5 de junho, em João Pessoa (PB), na 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024. Promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O evento reuniu especialistas e representantes de diversas ouvidorias públicas para debater temas relacionados à participação, proteção e defesa dos usuários de serviços públicos.

 

O seminário abordou uma variedade de tópicos, incluindo:

 

  • Jornada do Usuário e Avaliação dos Serviços – Discussões sobre as etapas e desafios enfrentados pelos cidadãos e as possibilidades do Design Thinking, metodologia centrada no cidadão para a solução de problemas e inovação no mapeamento de processos e na experiência do usuário.
  • Avaliação dos Serviços Públicos – O papel das ouvidorias na melhoria da prestação dos serviços e aproximação com a sociedade e público-alvo de cada instituição.
  • Função da Ouvidoria nas Estruturas de Governança e Integridade – A partir da jornada da denúncia, foi abordada a relação com os Sistemas de Correição, com enfoque específico nos casos de assédio.
  • Papel da Ouvidoria na Participação e Transparência – A intersecção entre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no tratamento de dados pessoais.
  • Participação Cidadã – Potencialidade das novas tecnologias como meio de engajamento social.

 

Ao avaliar positivamente o encontro, a ouvidora Ana Laterza destacou que o evento proporcionou uma valiosa troca de experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas relacionadas à atuação das ouvidorias públicas. “A interação foi especialmente importante para estreitar relações com outras ouvidorias de conselhos profissionais, visando o aprimoramento dos serviços prestados pelo CAU no atendimento aos arquitetos e urbanistas”, frisou.

 

Como resultado, espera-se aprimorar e qualificar os serviços prestados pelo CAU no atendimento aos arquitetos e urbanistas, melhorando o relacionamento com o público-alvo, desde a formação até a prática profissional.

 

Participaram do evento: Flávio de Castro, ouvidor do CAU/MG; Vanessa Oliveira, analista de Ouvidoria do CAU/BR; Ana Laterza, ouvidora Geral do CAU; Ricardo Vidal, presidente do CAU/PB; Andréia Carvalho, gerente Geral do CAU/PB; Bruno Siqueira, assistente de Ouvidoria do CAU/SP; Daniel Chrockatt, gerente Técnico e de Fiscalização, e Ricardo Siloto, ouvidor do CAU/SP.

 

Renouv-CAU avalia Seminário Nacional de Ouvidoria

 

Após o seminário, a equipe da RENOUV-CAU se reuniu na sede do CAU/PB para avaliar a aplicação dos conteúdos discutidos durante o evento, no contexto do CAU, e assuntos inerentes à atuação da equipe.

 

Durante o encontro, houve um momento com o presidente do CAU/PB, juntamente com as gerências Geral, Técnica e de Fiscalização.

 

Na oportunidade, foi feita uma explanação das funções e atuação da RENOUV-CAU, da estrutura dos níveis de atendimentos e da forma como a Ouvidoria atua, tanto em primeira quanto em segunda instâncias. A equipe do CAU/PB também falou brevemente sobre a realidade local, estrutura do Conselho e Atendimento.

 

Por fim, foi abordada a esfera interna de atuação da Ouvidoria, como parte do sistema de integridade e correição, bem como do fluxo de aprimoramento dos processos do CAU.

 

MAIS SOBRE: Ouvidoria

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Nenhuma notícia relacionada.
Pular para o conteúdo