ARQUITETOS EM DESTAQUE

Reeditada autobiografia de Lucio Costa

Será lançada na próxima sexta-feira (7/12) a edição revista e remodelada da autobiografia de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas brasileiros, Lucio Costa. Reeditado pela Editora 34 e Edições Sesc, o livro “Lucio Costa – Registro de uma Vivência” foi publicado originalmente em 1995 e, há quase 20 anos, estava com edição esgotada. O lançamento será às 19h30min, no Sesc 24 de Maio, na zona central de São Paulo. Na ocasião, haverá uma conversa entre os arquitetos Ciro Pirondi, Guilherme Wisnik e Paulo Mendes da Rocha. A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos será feita 30 minutos antes do horário marcado.

 

O livro mantém o projeto gráfico original e traz textos críticos, memórias, planos, projetos, fotografias e desenhos do arquiteto, especialmente do Plano Piloto de Brasília e do plano urbanístico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A obra conta ainda com apresentação de Maria Elisa Costa, filha dele, e com um ensaio de Sophia da Silva Telles, crítica de arquitetura, que procura decifrar o sentido da produção de Lucio, que se tornou também um dos mais importantes intelectuais do século XX.

 

 

Lucio Costa

O arquiteto e urbanista nasceu em Toulon, na França, em 1902. Formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes, da qual mais tarde viria a ser diretor, promovendo uma profunda reforma no ensino de arquitetura. Foi coordenador da equipe que projetou, com a consultoria de Le Corbusier, o edifício do Ministério da Educação e Saúde (1945), hoje Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro. Em 1957, vence o concurso para o Plano piloto de Brasília. Entre outros, assinou projetos arquitetônicos pioneiros como o Parque Guinle e planos urbanísticos como o da Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro. De 1937 a 1972, dirigiu a Divisão de Estudos e Tombamentos do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Faleceu no Rio de Janeiro em 1998.

Foto: Velho Jr / istock

 

Fonte: FNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo