“Reescreva sua história. Reforme com arquitetas e arquitetos” é o tema da nova campanha do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) que estreia nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, com uma série de quatro episódios, no YouTube, com apoio nas redes sociais, e na segunda quinzena de novembro com veiculação em painéis nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas, Santos Dumont, Recife, Fortaleza e Brasília, totalizando 237 paineis. No início de dezembro serão agregados mais 14 painéis no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, com os quais serão quase dois millhões de exibições em sete aeroportos por onde circulam mensalmente cerca de 5,5 milhões de passageiros. Os CAU/UFs igualmente se engajarão na divulgação com anúncios busdoor e publicações regionais.
Neste ano, a campanha conta histórias de duas arquitetas, Ester Carro (Jardim Colombo, São Paulo) e Camila Carneiro de Mesquita Maia (Recife, Pernambuco) e de dois arquitetos Marcos Vinicius Teixeira da Silva (Ceilândia, Distrito Federal) e Fernando Maculan (Belo Horizonte, Minas Gerais) que se destacaram como influenciadores digitais/entrevistados frequentes pela mídia e narram alguns trabalhos, juntamente com seus clientes.
Cada história conta ainda com a participação de um (a) convidado (a) da (o) arquiteta (o) coadjuvante com depoimentos que ressaltam o impacto e a transformação pessoal da reforma de uma casa. Essas histórias abordadas na campanha mostram, ainda, que ao reformar uma moradia existe a oportunidade de dar um novo olhar, uma nova esperança e um recomeço.
E-motion do vídeo da campanha exibido no saguão de check-in do aeroporto JK de Brasilia
CONHEÇA UM POUCO DAS HISTÓRIAS:
FAZENDINHANDO (JARDIM COLOMBO/SP)
Arquiteta narradora: Ester Carro
(@ster.carro, 16,7 mil seguidores)
Arquiteta convidada: Mona Singal
(@monafsingal)
Moradora: Neusa
Representante da comunidade: Tainá Cesário
Com o Projeto Fazendinhando, localizado no Jardim Colombo, favela vizinha do Morumbi, em São Paulo, a iniciativa busca por meio da arquitetura social transformação do território feito por e para os moradores. O projeto, que já ganhou fama internacional, está divido em três pilares: Fazendinha destina para atuar nas áreas precárias da região; Fazendolar, para reformar moradias e Fazendeiras, que capacita mulheres nas áreas de gastronomia e artesanato, mas principalmente para o setor da construção civil.
Na campanha, Ester conta a sua experiência pessoal durante sua infância em Jardim Colombo, a reforma da casa da Neusa feita com a ajuda da moradora Taina Cesário, os projetos já realizados pelo Fazendinhando. Em paralelo, a arquiteta Mona Singal conta a emocionante história da reforma do Lar Batista, que abriga crianças em situação de vulnerabilidade e concretizada pela rua 141 Arquitetura.
CASA POMAR DO CAFEZAL (BELO HORIZONTE/MG)
Arquiteto narrador: Fernando Maculan
(@maculanfernando, 5,5 mil seguidores)
Arquiteta convidada: Mariana Estevão
(@mariana.estevao)
Cliente : Kdu dos Anjos
(@kdudosanjos, 49,5 mil seguidores)
A Casa no Pomar do Cafezal , localizada na favela do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG) , foi a segunda obra realizada pelo coletivo LEVANTE, união de arquitetos, estudantes e engenheiros, liderados por Fernando Maculan e Joana Magalhães para elaborar projetos, trazer fornecedores e apoiadores para a arquitetura na periferia.
O projeto da casa do gestor do centro cultural Lá da Favelinha – Kdu dos Anjos, que prefere chamar a Casa do Pomar do Cafezal carinhosamente de “meu barraco”, foi considerada a melhor casa do mundo implantada em um terreno anguloso, de aproximadamente 70m², onde foi possível encaixar dois módulos estruturais de 3x3m, em dois níveis, que abrigam um quarto, dois banheiros, cozinha americana, área de serviço, deck e duas lajes que viraram espaços de convivência.
A Casa no Pomar do Cafezal venceu 1,6 mil projetos e foi eleita a Casa do Ano pelo Prêmio ArchDaily Building of the Year 2023 . Leia mais.
CASA DA AVÓ (Ceilândia/DF)
Arquiteto narrador : Marcos Vinicius Teixeira da Silva
(@caza.17, um milhão de seguidores)
Arquiteto convidado: Rick Hudson Castro
(@hudsoncastroarquitetura)
Cliente: Avó do Marcos – Maria Anacleta da Silva
O sucesso do arquiteto nas redes sociais surgiu com os vídeos que ele publicava sobre a reforma da sua casa. Marcos é o responsável pelo projeto e reforma de uma casa simples do início da década de 60/70, localizada na cidade de Ceilândia, considerada periferia do Distrito Federal, e que foi da sua avó materna.
A casa foi ocupada por Marcos Vinícius no ano passado, inicialmente, nos fundos, e depois para ganhar mais espaço, ele decidiu se mudar para a parte da frente. Marcos viralizou n as redes sociais ao mostrar como economizou e é possível transformar um lar. Leia mais.
Em paralelo, o arquiteto Rick Hudson Castro mostra as vantagens as reformas serem projetadas e feitas por arquitetos.
APÊ DA THAÍSE MOURA E DIEGO DUARTE (Recife/PE)
Arquiteta narradora: Camila Carneiro de Mesquita Maia
(@decoracaopravoce, 277 mil seguidores)
Arquiteta convidada: Karla Bularmarqui
(@oficinasamambaia, 131 mil seguidores)
Clientes: Thaíse e Diego
A transformação do apartamdialento do casal Thaíse Moura e Diego Duarte foi um projeto de Camila Carneiro repleto de cores e texturas que considerou soluções simples e referências regionais.
Na campanha ela dialoga com os clientes e com sua amiga Karla Bularmarqui que foi sua sócia sobre arquitetura, marcenaria, decoração e como reformas mudaram vidas.
PLANO DE MÍDIA
A divulgação nas plataformas Youtube, Facebook e Instagram acontecerá da seguinte maneira:
- Os vídeos completos, um vídeo por semana, serão publicados no Youtube;
- Os vídeos resumidos (“trailers”), um vídeo por semana, serão publicados no Instagram e Facebook no formato reels;
- Os vídeos dos (as) arquitetos (as) influenciadores (as) , dois/três videos, serão publicados no Instagram e Facebook no formato reels. Nestas peças, os (as) profissionais se apresentam e convidam o público para assistirem os vídeos completos no YouTube;
- Todos os arquitetetos e clientes farão publicação simultânea (collab) em seus perfis nas redes.
A ordem de publicação seguirá esta linha:
- No mesmo dia publicamos o vídeo completo no YouTube, e logo depois, o vídeo resumido no reels.
- No dia seguinte publicaremos o vídeo do (a) influenciador (a) e, no outro dia, outro vídeo de outro (a) influenciador (a) .
O CAU Brasil fará a publicação do primeiro vídeo na segunda, dia 6, às 14 hs.
A campanha digital irá até o dia 30 de novembro. Demais vídeos estrearão nos dias 13, 20 e 27, ou seja, sempre às segundas-feiras.
Na segunda quinzena de novembro terão início as veiculações em painéis nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas, Santos Dumont, Recife, Fortaleza e Brasília, totalizando 237 paineis. No início de dezembro serão agregados mais 14 painéis no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
Os CAU/UFs igualmente se engajarão na divulgação com anúncios busdoor e publicações regionais.