Assistência Técnica

Relações étnico-raciais na arquitetura é pauta de seminário na Bahia

Para discutir as relações étnico-raciais em arquitetura e urbanismo no Brasil, o grupo Etnicidades, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), promove a terceira edição do Seminário Salvador e Suas Cores. Será nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Salvador. Neste ano, o tema geral é Arquiteturas Afro-brasileiras – Um Campo em Construção. A programação conta com palestras, apresentações de artigos e diversas atividades culturais. O evento, que integra o Novembro Negro na universidade e a Semana da Consciência Negra em Salvador, ocorre a partir das 9h30min, no prédio da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), na capital baiana.

 

Conforme aponta o coordenador geral do evento, professor Fábio Velame, o debate sobre a contribuição dos negros e africanos na formação das cidades brasileiras é praticamente inexistente. “Esse assunto nunca foi problematizado de forma profunda. É um debate pioneiro”, avalia. Na programação, Velame destaca a palestra do professor Henrique Cunha, que ocorre no dia 23 e tratará sobre a urbanização de cidades africanas, e do professor Rafael Sânzio, no dia 24, sobre arquiteturas dos quilombos no Brasil. No último dia do seminário, os participantes visitarão territórios negros e patrimônios históricos tombados, como a Pedra de Xangô e o Terreiro Mutalombo Yê Kaiongo. “Além de trazer as comunidades negras para a academia, queremos levar a academia até elas”, afirma Velame.

 

As inscrições estão abertas e são gratuitas para estudantes, professores e líderes comunitários. Pós-graduandos devem pagar taxa de R$ 50 e professores R$ 100. Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira a programação completa:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Ensino e Formação

UFMG recebe inscrições para pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo