CATEGORIA

Relações Internacionais discute acreditação de escolas de Arquitetura

À direita, conselheiros federais Fernando Diniz (titular PE) e Pedro da Luz Moreira (suplente RJ). À esquerda, conselheiro federal José Roberto Geraldine Jr (titular IES), professor Nuno Soares (Comissão de Educação da UIA, University of Macau, University of Saint Joseph) e professor Vladimir Slapeta (Comissão de Educação da UIA, Brno University of Technology).

 

Membros da Comissão de Relações Internacionais de (CRI) do CAU/BR estiveram reunidos com os arquitetos e professores Nuno Soares (da Universidade de Macau)  e Vladimír Šlapeta (Universidade de Brno) durante o 34º ENSEA (Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura), realizado em Natal.

 

Ambos palestrantes convidados do evento, são membros da Comissão de Educação da União Internacional de Arquitetos (UIA) e participam de processos de acreditação de escolas de arquitetura em diversos países.

 

Durante a reunião o coordenador da CRI, conselheiro federal pelo Pernambuco, Fernando Diniz, discorreu sobre a criação do CAU e a sua relação com o sistema de ensino da arquitetura no Brasil. Foi apresentado o plano de trabalho da CRI, incluindo os acordos em negociação  e aqueles já firmados com instituições internacionais. Os convidados elogiaram a atuação internacional do CAU/BR e se interessaram muito pelo Sistema de Informação e Comunicação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU, uma importante ferramenta de gestão e tomada de decisão. Sugeriram que ele seja futuramente exportado para países com menores condições de desenvolver os seus próprios sistemas, particularmente os países africanos de língua portuguesa.

 

O conselheiro suplente pelo Rio de Janeiro, Pedro Moreira, explicou ainda o processo de organização do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020) que acontecerá no Rio de Janeiro. Nuno Soares falou sobre as discussões atuais para a revisão da Carta da UNESCO/UIA para a Educação dos Arquitetos, ressaltando a importância de se aliar a prática à teoria no ensino da arquitetura, principalmente nas disciplinas de projeto. Foram discutidos processos de acreditação de cursos de arquitetura, um tema no qual Šlapeta e Soares têm uma extensa experiência, e a necessidade de um programa de educação continuada para a atualização dos profissionais frente às novas tecnologias e pesquisas pertinentes à área de atuação.  Šlapeta e Soares trouxeram importantes contribuições para projetos em gestação do CAU/BR nestas áreas e reafirmaram a importância da cooperação entre o CAU/BR com as entidades internacionais.

 

Publicado em 13/10/2015

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo