Sustentabilidade

Relatório Luz 2023, que monitora desempenho brasileiro na Agenda 2030 da ONU, tem colaboração do CAU

O CAU Brasil contribuiu com a elaboração do Relatório Luz 2023, publicação anual que monitora o cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU no Brasil. O documento é produzido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 e teve a participação de 41 organizações e mais de 80 especialistas. O trabalho de apoio ao relatório foi feito por meio da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA).

 

BAIXE A PUBLICAÇÃO

 

Produzido pelo sétimo ano, o documento analisa o desempenho do país no ano anterior. O relatório aponta que 60,35% das metas tiveram retrocesso em 2022. Além disso, 14 delas estão ameaçadas; 16, estagnadas em relação ao período anterior; e 29 com progresso insuficiente. Apenas três metas – o equivalente a 1,77% – teve progresso considerado satisfatório. Quatro delas não contaram com dados suficientes para classificação. “Tais dados refletem a trajetória de um ciclo de destruição de políticas públicas, erosão dos orçamentos e de sistemas de monitoramento essenciais para o alinhamento nacional à Agenda 2030”, aponta a publicação.

 

A publicação também acompanha um estudo de caso sobre o Pacto Federativo. A análise considera inadequado o conjunto de regras constitucionais que determina a divisão de responsabilidades entre a União, os estados e os municípios para alcançar o desempenho positivo das metas e objetivos da ONU. “O governo Lula III precisará de foco afinado e esforço redobrado para retirar o país de uma situação que continua dramática, particularmente para milhões de pessoas que são vítimas de variadas, e por vezes sobrepostas, formas de violências, com destaque para aquelas baseadas em gênero, orientação sexual, raça e condição econômica”, diz o relatório.

 

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTSC A2030) existe desde 2015 e é uma coalizão que reúne 64 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, universidades, fundações e federações brasileiras. Saiba mais no site da organização

MAIS SOBRE: Sustentabilidade

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Sustentabilidade

CAU/BR celebra Dia Mundial da Água e divulga projeto com recursos hídricos em espaços públicos

Sustentabilidade

Conheça os projetos brasileiros selecionados para o Guia UIA para a Agenda Global 2030

Sustentabilidade

Dia Mundial da Arquitetura lança chamado internacional por comunidades resilientes

Sustentabilidade

Curitiba recebe empréstimo do BID para investir em Mobilidade Sustentável e abre licitação internacional para contratação dos serviços

Pular para o conteúdo