
Com o objetivo de dar continuidade a agenda que envolve as ações de políticas públicas já desenvolvidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) a presidente do Nadia Somekh, conselheiros federais e representantes do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) estiveram reunidos na última quinta-feira, dia 26, com Hailton Madureira de Almeida, novo Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília.
Na ocasião, a presidente do CAU Brasil oficializou o convite para o MDR participar do Seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para um futuro sustentável. O evento será realizado no dia 8 de fevereiro, em Manaus, e busca desenvolver a leitura das principais problemáticas existentes nos âmbitos da ocupação de território, da moradia e das questões ambientais na Amazônia Legal, envolvendo as possíveis atuações da Arquitetura e do Urbanismo. Saiba mais.
Durante o encontro, a presidente ainda apresentou alguns projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) que por meio da Lei Federal nº 11.888/2008 garante que famílias com baixa renda recebam assistência técnica pública e gratuita para elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras necessárias para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias. E também a Carta-Aberta aos (às) Candidatos (as) nas Eleições, um manifesto das entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da sociedade.
Nadia Somekh destacou durante a reunião a importância de políticas públicas estarem direcionadas para proporcionar qualidade de vida às pessoas. Segundo ela, esse é um ofício dos arquitetos e urbanistas que encontram por meio de sua profissão soluções para a melhoria habitacional, geração de renda e saúde.