Semana da Habitação

Representantes do Executivo federal participam da Semana da Habitação

No dia 20 de agosto, durante a programação da 4ª Semana de Habitação, representantes do Executivo federal participaram de painéis e debates sobre moradia. A 4ª Semana de Habitação tem como tema “Moradia digna: resistência, adaptação e resiliência” e acontece até o dia 22 de agosto, em Fortaleza/CE.

Participaram da mesa institucional de abertura: a presidente do CAU/CE, Brenda Rolim; a deputada federal Érika Kokay; a presidente interina do Instituto de Arquitetos do Brasil, Izabela Lima; a presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, e a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden.

A anfitriã Brenda Rolim comentou sobre a importância da Semana da Habitação para a troca de experiências e para pensar em um futuro mais justo e próspero, que promova mais dignidade para as pessoas. Para a presidente do CAU/CE, por meio da habitação, é possível diminuir a violência e promover a saúde. “Nós entendemos que a arquitetura deve sim ser uma questão de saúde pública. Arquitetura e urbanismo são essenciais, assim como a saúde e a cultura. Estamos aqui para reverberar isso”, completou.

A deputada federal Érika Kokay ressaltou a importância do CAU como um instrumento de transformação da sociedade e como um meio de assegurar direitos. A parlamentar pontuou que a cidade não é igual para todos. “A cidade tem ritmos e espaços diferenciados. A maioria das cidades trabalha numa lógica de apartação, de tirar da própria população os espaços coletivos”, afirmou. A deputada parabenizou a realização do evento e destacou o compromisso de levar as discussões e reivindicações da Semana da Habitação para a Câmara dos Deputados.

Durante a abertura do evento, a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, e a presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, assinaram, de forma simbólica, um acordo de cooperação técnica de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP). O projeto-piloto destinará R$ 1 milhão para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.

Habitação e desafios climáticos em debate

A arquiteta e urbanista Alessandra d’Ávila Vieira, servidora federal de carreira, apresentou o painel “Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução”. Desde 2007, atua na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), atualmente sua diretoria trabalha com temas de locação social, melhorias habitacionais e MCMV Entidades.

Alessandra falou sobre como a reconstrução vem sendo cada vez mais discutida, diante de cenários de calamidade. Em relação à tragédia no Rio Grande do Sul, a diretora destacou a particularidade da água ter demorado a baixar.

Alessandra elogiou a proposta da ATIP. “A assistência é absolutamente necessária. Os municípios do Rio Grande do Sul estão lidando com danos bastante severos, com muitas frentes de atuação”, disse.

O engenheiro ambiental e urbano Rodolfo Moura, diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, conduziu o painel “Desafios da adaptação climática nas periferias brasileiras”.

O engenheiro apresentou dados e refletiu sobre como qualificar a segurança das pessoas que moram em encostas. O diretor também destacou a importância de se ter atenção na elaboração de laudos técnicos.
Após a apresentação dos dois painéis, os participantes da Semana da Habitação puderam fazer perguntas aos palestrantes, por meio de um debate mediado por Pedro Schultz, chefe de gabinete do CAU/BR.

O debate foi muito importante para os participantes entenderem mais sobre as ações do Ministério das Cidades e as possibilidades de atuação na temática.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Assessoria técnica é tema de debate na última noite da 4ª Semana da Habitação

Projeto HABITATHIS encerra Semana da Habitação do CAU/BR em Fortaleza

Troca de experiências marca tarde da 4ª Semana da Habitação

Pular para o conteúdo