ARQUITETOS EM DESTAQUE

Resultado do concurso para o Centro Administrativo de Ribeirão Preto é divulgado

O projeto “Comportamento Igualitário”, do escritório EArquitetos, foi o primeiro colocado no Concurso Nacional para a construção do Centro Administrativo de Ribeirão Preto.

 

Promovido pela Prefeitura de Ribeirão Preto, o concurso selecionou um anteprojeto arquitetônico para a implementação do Centro Administrativo. O objetivo é que o espaço abrigue a sede de todos os órgãos e entidades municipais da cidade, como as secretarias da Administração, Negócios Jurídicos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura, Planejamento, Obras Públicas, Infraestrutura, Assistência Social, Esportes, entre outros.

 

De Santa Maria, Rio Grande do Sul, a equipe idealizadora do projeto escolhido “Comportamento Igualitário” conta com os arquitetos Estevan Barin, Bruno Cassol, Jenifer Vescia e Thaís Saccol. Além da implantação do Centro Administrativo, o primeiro colocado recebe uma premiação de 125 mil reais.

 

Projeto vencedor do Concurso Nacional para construção do Centro Administrativo de Ribeirão Preto. Foto: Divulgação/Cortesia EArquitetos.

 

No projeto vencedor, o terreno de 100 mil metros quadrados ocupado pelo Centro Administrativo foi divido entre área de edificações, estacionamento e infraestrutura urbana e paisagismo.

 

As edificações serão implantadas verticalmente, para otimizar a circulação, a articulação entre órgãos, favorecer iluminação e ventilação naturais e estacionamentos mais próximos dos prédios. A construção das edificações sugere mínima intervenção topográfica, sem desvirtuar a paisagem natural e gerando uma forma espontânea de acomodação de solo.

 

Os estacionamentos são de claro acesso e controle, com coberturas estrategicamente posicionadas para conduzir os funcionários de complexo em dias de chuva ou de sol intenso.

 

Projeto vencedor do Concurso Nacional para construção do Centro Administrativo de Ribeirão Preto. Foto: Divulgação/Cortesia EArquitetos.

 

O projeto busca equilibrar as áreas pavimentadas e as verdes, com espaços de permanência sombreados na esplanada cívica e na esplanada comercial. A climatização com espelhos d’água garante a umidade dos ventos.

 

O estudo sobre o clima e as pré-existências ambientais do espaço conduziram as decisões do projeto para o conforto término e luminoso da construção. A partir dessa análise foi realizado o desenho das aberturas, a escolha e a localização da vegetação e o modo de climatização.

 

Projeto vencedor do Concurso Nacional para construção do Centro Administrativo de Ribeirão Preto. Foto: Divulgação/Cortesia EArquitetos.

 

O segundo e terceiro colocados no concurso recebem, respectivamente, 50 mil e 25 mil reais. Em segundo lugar ficou o projeto de Andre Augusto Prevedello, de Curitiba. O terceiro colocado foi o projeto Roger da Silva Peicho, de Nilópolis, Rio de Janeiro. O quarto e quinto colocados, o escritório Grifo Arquitetura, de Curitiba, e o Tao Arquitetura, de Brasília, receberam menção honrosa.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

CONCURSOS DE AU

Câmara Municipal de Belo Horizonte abre edital para contratação de arquiteto(a)

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Pular para o conteúdo