ENTIDADES DE ARQUITETURA

Reunião de Monitoramento do UIA2020RIO acontece agora no Rio de Janeiro

A União Internacional dos Arquitetos (UIA), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) estão reunidos no Rio de Janeiro para discutir os preparativos para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que será realizado na cidade em 2020. A comitiva de monitoramento da UIA é liderada pelo seu presidente Thomas Vonier. “O Rio tem tudo que é preciso para fazer um grande congresso. É preciso continuar esse grande trabalho e nós viemos aqui para contribuir, para agregar com nossa experiência na realização de congressos anteriores”, destacou o presidente da UIA.

 

Da direita para esquerda: Nivaldo Andrade, presidente do IAB; Thomas Vonier, presidente da UIA; Jeferson Salazar, presidente do CAU/RJ; Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR. Na sequência, Roberto Simon, vice-presidente da UIA para as Américas e ouvidor-geral do CAU/BR; Serban Tiganas, secretário-geral da UIA; Nadia Somekh, coordenadora-adjunta da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR; e Fernando Marcio de Oliveira, coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR.

 

Participam da reunião as entidades participantes do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo, que foram informados sobre os locais, as palestras, os debates, o plano de comunicação e o orçamento do UIA2020RIO. O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, e os conselheiros Fernando Marcio de Oliveira (SE) e Nadia Somekh (SP) também estão presentes, bem como o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar. Detalhes dessa organização foram apresentados pelo IAB na 26ª Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR, na presença de conselheiros federais e presidentes estaduais do CAU.

 

Confira aqui os preparativos.

 

Um dos destaques da reunião foi a apresentação da Jornada do Público, que será totalmente integrada à incomparável paisagem do Rio. Ela começa na Arena Todos os Mundos, na Marina da Glória – onde acontecem as principais atrações como cerimônias de abertura e encerramento, mesas-redondas e palestras -, e segue por uma promenade ao lado da Baía de Guanabara – o Caminho Um Só Mundo – onde serão instalados pontos de descanso, alimentação, contemplação e integração com a cidade. O caminho termina no Museu de Arte Moderna, um dos exemplos da arquitetura modernista tão presente na cidade, além de um dos principais equipamentos culturais da região central da cidade, que durante o evento vai ganhar um novo “sobrenome”: Arquitetura 21.

 

“A gente quer que o MAM, que é uma obra de arte do século XX, seja o palco das discussões sobre o futuro, levando para lá parte dos debates e atrações mais voltadas aos estudantes”, explicou Sérgio Correia, diretor de planejamento estratégico da SRCom, empresa responsável pela organização do evento. “A gente acredita que essa divisão entre os locais vai permitir ao público circular por todo o evento e ainda interagir com a cidade, que é o nosso objetivo. Será uma experiência incrível e totalmente diferente”, completou.

 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de Affonso Eduardo Reidy

 

A reunião também serviu para apresentar parte do conteúdo das palestras e debates que acontecem durante o Congresso. Além dos quatro temas principais (Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; e Transitoriedades e Fluxos), foram sugeridos nomes de possíveis palestrantes, a realização de uma competição para estudantes de arquitetura e a organização dos debates durante o Congresso. A ideia é que sejam 18 painéis que reuniriam 36 debatedores entre arquitetos, intelectuais, sociólogos e artistas.

 

“Achamos que trazer profissionais de outras áreas, e não somente arquitetos, pode enriquecer ainda mais os nossos seminários. Queremos garantir também que haja equidade de gêneros entre os palestrantes e debatedores e diversidade etária e de regiões, com pessoas de todos os continentes”, destacou Elisabete França, coordenadora do Comitê Científico, que planeja o conteúdo programático do Congresso. As ideias foram bem recebidas pela comitiva da UIA, que além do presidente da entidade, conta ainda com o secretário geral Serban Tiganas; o vice-presidente para Americas, Roberto Simon; o vice-presidente para a Ásia, Austrália e Nova Zelândia Jong-Ruhl Hahn; e o tesoureiro Fabian Listerri.

 

Para Sérgio Magalhães, presidente do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020Rio, a reunião propiciou uma importante troca de experiências: “É importante que a experiência dos últimos congressos seja o mais amplamente possível incorporada para que possamos alcançar os nossos objetivos. E os amigos da UIA trouxeram uma extraordinária contribuição para a realização do Congresso. Tenho certeza que em 2020 teremos uma epopeia urbanística memorável”.

 

O UIA2020RIO acontece de 19 a 26 de julho de 2020 no Rio de Janeiro.

 

Veja aqui o site oficial do evento. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inscrições prorrogadas para o 5º Guia IAB da Agenda 2030

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

Nova presidente do CAU/BR: Patricia Sarquis é eleita para o mandato 2024-2026

Pular para o conteúdo