ARQUITETOS EM DESTAQUE

Revista elege Jaime Lerner 2º urbanista mais influente da história

Jaime Lerner foi eleito pela revista Planetizen o segundo urbanista mais importante do mundo. O curitibano é o único brasileiro a figurar na lista dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos elaborada pela publicação dos EUA. Hoje com 80 anos, Lerner foi prefeito de Curitiba por três mandatos e governador do Paraná por oito anos. Ele ficou conhecido pela criação do sistema de corredores exclusivos para BRT e o fechamento da Rua XV de Novembro para carros. O arquiteto e urbanista foi ainda presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA). Em 2010, foi escolhido pela revista “Time” como um dos 25 pensadores mais inovadores do mundo.

 

O profissional fez a palestra magna de abertura da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada em 2017 no Rio de Janeiro (RJ). Clique aqui para assistir à íntegra.

 

Jaime Lerner na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, em 2017 (Foto: CAU/BR)
Jaime Lerner na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, em 2017 (Foto: CAU/BR)

 

O primeiro lugar ficou com a estadunidense naturalizada canadense Jane Jacobs. O trabalho mais famoso da urbanista é o livro “Morte e vida das grandes cidades”, que mudou a forma como se estudava a dinâmica urbana e a crescente modernista nas cidades na década de 1960.

 

Jane Jacobs foi considerada a urbanista mais influente de todos os tempos (Foto: Phil Stanziola/Wikimedia Commons)
Jane Jacobs foi considerada pela publicação a urbanista mais influente de todos os tempos (Foto: Phil Stanziola/Wikimedia Commons)

 

No ranking elaborado pela revista, Lerner figura à frente de grandes nomes da Arquitetura e do Urbanismo mundial, como Frank Loyd (8º), Le Corbusier (9º) e Vitruvius (55º). Acesse aqui a lista completa.

Uma resposta

  1. – vaiado incansavelmente em audiência pública para apresentação do projeto da orla do Guaiba, em Porto Alegre (todas vaias sob comando do IABrs que em entrevista afirmou que “elas se justificavam”).
    – na mesma audiência, foi ofendido e desqualificado por entidades estudantis que não reconheciam nele o “notório saber” para que assumisse a tarefa do respectivo projeto.
    – foi tão hostilizado na apresentação de seu trabalho que não quis comparecer à inauguração, dizendo deixando para nós a célebre frase “os que criticaram o projeto são os mesmos que agora desfrutam dele.

    Nada como um dia após o outro, e está aí seu maravilhoso legado deixado a cidade de Porto Alegre.
    Parabéns mestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Mackenzie promove exposição “Carlos Bratke, Arquiteto”. Inscreva-se para assistir mesa redonda dia 29.

CIDADES

Shoppings centers: livro, com participação de arquiteta, apresenta conceitos e métodos para avaliação de aluguéis

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Falece aos 74 anos Jean-Louis Cohen, referência no estudo de arquitetura e urbanismo do século XX

PRÊMIOS

Presidente do CAU Brasil receberá Prêmio Carmen Portinho

Skip to content