Licenciamento Ambiental

RIBA declara estado de emergência ambiental e climática e propõe Plano de Ação

O Royal Institute of British Architects (RIBA), organização profissional de arquitetos do Reino Unido, declarou estado de emergência e ambiental e climática. A afirmação ocorreu durante reunião do Conselho da organização. Além da declaração, a organização anunciou que vai adotar um plano de ação de cinco anos para construir um ambiente sem emissão de gases que contribuam para o efeito estufa.

 

Segundo o ex-presidente do RIBA Ben Derbyshire, que presidia sua última reunião do Conselho antes de entregar as rédeas a Alan Jones, a declaração de emergência e o Plano de Ação são essenciais à sociedade, pois o “conjunto de habilidades” dos arquitetos pode ajudar a salvar a humanidade. “Se nós [arquitetos] não enfrentarmos este desafio, não merecemos existir”, disse ele.

 

Dentre as medidas do plano de ação sustentável, está o apoio ao governo do Reino Unido no compromisso de colocar em prática a recomendação da conferência de tecnologia UK Credit & Collections Conference (UKCCC), para acabar com a emissão de gases do efeito estufa no Reino Unido até 2050.

 

O ex-presidente Derbyshire acrescentou: “A emergência climática é o maior desafio que o nosso planeta e a nossa profissão enfrentam. Mas para ter um impacto significativo, precisamos fazer mais do que declarações simbólicas – precisamos transformar palavras calorosas em ações impactantes”.

 

A organização se propôs a criar um Plano de Ação de Desenvolvimento Ético e Sustentável para incluir ações mensuráveis em apoio a um ambiente de zero carbono, o que levará a mudança, no nível nacional e internacional, nos padrões e práticas da indústria; no governo, na política e na regulação intergovernamental; e na pegada de carbono do RIBA, ou seja, a medida total das emissões de gases do efeito estufa da organização.

 

O RIBA deve ainda trabalhar para apoiar as práticas das organizações governamentais (no Reino Unido e internacionalmente), para que eles se comprometam com a divulgação voluntária das métricas de desempenho ambiental e trabalhem em direção à medida de carbono zero.

 

“Nós, arquitetos, precisamos transformar a maneira como praticamos e, juntamente com nossos colegas profissionais em todo o mundo, fazer mudanças que terão impacto em nível global”, completou o presidente da reunião.

 

Com informações do Architects’ Journal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Nova Lei de Licitações libera uso geral de regime de contratação de obra sem projeto

Licenciamento Ambiental

RIBA declara estado de emergência ambiental e climática e propõe Plano de Ação

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Câmara aprova tipificação de crime para punir quem causa desastre ambiental

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Câmara aprova tipificação de crime para punir quem causa desastre ambiental

Skip to content