ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

O arquiteto Roberto Ciampolini Bratke, que faleceu no último domingo (22/10), aos 88 anos, deixou um legado significativo na cena arquitetônica e de construção civil de São Paulo. A notícia do seu falecimento foi confirmada pela família.

 

Roberto Bratke, um dos fundadores e sócios da empresa de construção civil Bratke Collet, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de São Paulo, especialmente na região da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, localizada na zona sul da cidade. A Bratke Collet, estabelecida na década de 1970, é conhecida por sua contribuição na construção de mais de 60 edifícios, totalizando mais de 800 mil m² na Berrini. Este feito transformou a área em uma das zonas empresariais mais importantes de São Paulo.

 

Trabalhando em parceria com Francisco Collet, seu colega da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e seu irmão Carlos Bratke, Roberto Bratke viu um potencial em uma região que anteriormente carecia de relevância, transformando-a em um centro de desenvolvimento imobiliário de destaque na cidade.

 

Além de suas realizações profissionais, Roberto Bratke também tinha uma conexão especial com a história da arquitetura paulista, sendo filho do renomado arquiteto Oswald Bratke, uma das figuras mais proeminentes no cenário arquitetônico da região.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lamenta profundamente a perda desse profissional e manifesta sua solidariedade à esposa, aos três filhos, familiares e amigos de Roberto Bratke. Sua contribuição para a arquitetura e a construção civil em São Paulo deixa um legado duradouro que continuará a ser apreciado e lembrado.

 

*Com informações do CAU/SP e CNN. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

Pular para o conteúdo