EQUIDADE DE GÊNERO

“Rolê de Biquiní”, celebra Dia Nacional da Arquiteta e Urbanista, em Brasília

 

No próximo domingo, dia 30 de julho, véspera do Dia Nacional da Arquiteta e Urbanista, acontecerá a 4ª edição do “Rolê de Biquiní”, em Brasília. O ponto de encontro será no estacionamento do CEUB (SCRN 706/707) com concentração às 09h30 e saída às 10h.

 

O “Rolê de Biquíni” é uma ação com coletivo MOB inspirada no movimento Jane’s Walk, movimento global de passeios a pé para descobrir os bairros e revelar as vizinhanças da cidade e propõe explorar percursos onde as mulheres se sentem vulneráveis. É inspirado nas ieias de Jane Jacobs, escritora e ativista urbana que na década de 1960 conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova Iorque, onde vivia. Naquele período Jacobs escreveu o livro “Morte e Vida de Grandes Cidades” que hoje é referência entre os profissionais e estudiososo sobre o tema de cidades.

 

De acordo com a organização do evento, ao caminhar juntas e sem medo, a troca de vivências e percepções promove um potente debate sobre a configuração do espaço público e as diversas formas de violência impostas às mulheres pela sociedade patriarcal. Ocupar os espaços públicos com discussões, registros e intervenções propositivas e provocativas por meio de lambes, adesivos e arte urbana é uma forma de trazer ao centro as urgências das mulheres na cidade, visibilizar as barreiras enfrentadas diariamente por inúmeras mulheres em suas atividades cotidianas e essências para o funcionamento da cidade e mostrar que não estão sozinhas e que juntas é possível tornar a cidade um espaço de direto para todas as pessoas.

 

 Cronograma:

 

 

Concentração: 9h30

Início de caminhada: 10h

 

Ponto de Encontro: 1) Estacionamento CEUB | SCRN 706/707;

 

2) Parada para debate W3: Conversa sobre a percepção do espaço de uso misto (residencial e comercial) do Comercio Local, área de oficiais e casas;

 

03) Parada para debate Torres São Miguel: Apresentação dos blocos de Superquadra São Miguel, projeto da arquiteta Mayumi Watannabe Souza Lima, a interação entre o público-privados e a “ausência de empenas cegas”;

 

04) Parada para debate e confecção de lambe-lambes – Passagens Subterrânea: Travessia do eixo w por passagem subterrânea até o eixo rodoviário. Discussão sobre o rodoviarismo que privilegia o percurso do carro particular em detrimento de pedestres, construindo barreiras e pontos de vulnerabilidade e insegurança;

 

05) Parada para debate: Quando o comércio local coloca ao centro a interação com pedestres, apresentação do projeto da arquiteta Doramélia Mota para os blocos de comércio local do plano piloto;

 

06) Ocupação e encontro – Piquenique nos jardins da Babilônia Norte: Debate final sobre as percepções das participantes, com lanche e música no jardim superior do CLN 205.

 

No início do percurso serão distribuídos os adesivos #EuDigoSimEuDigoNão do trabalho da artista Julia Galán, para fixação durante o trajeto e registro dos desejos das mulheres em relação aos espaços de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EQUIDADE DE GÊNERO

Prêmio Carmen Portinho celebra o protagonismo das mulheres arquitetas e urbanistas

EQUIDADE DE GÊNERO

31/07 – Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista: Semana da Habitação visibilizou a potência das mulheres na valorização da arquitetura

EQUIDADE DE GÊNERO

CAU/SP comemora Dia da Arquiteta com lançamento sobre Lina Bo Bardi e ciclo de vídeos 

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Deputada e arquiteta Denise Pessôa recebe CAU Brasil na Câmara Federal

Skip to content