Como empreender no mercado da habitação de interesse social? A questão é o principal tema do III Seminário de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo, promovido pela Comissão Especial de Política Profissional do CAU/BR e pelo CAU/RO. O evento será realizado em Porto Velho, no dia 19 de março, próxima segunda-feira, e em Ji-Paraná, segunda maior cidade de Rondônia, no dia 20, terça-feira.
“Esse evento é importante para estimular os profissionais da Arquitetura e Urbanismo e os acadêmicos a ver a habitação de interesse social no brasil com outro olhar e tomar parte dessa produção. É uma fatia do mercado que está plenamente fraqueada ao profissional para que ele empreenda”, afirma Emerson do Nascimento (MA), coordenador-adjunto da Comissão.
O destaque da programação é a palestra sobre o Programa Vivenda, de São Paulo (SP), uma empresa focada em tornar acessível, inclusive para pagamento, todo o processo que envolve uma reforma, da elaboração do projeto até a obra. O foco do negócio são clientes que moram e bairros periféricos e favelas. O administrador Fernando Assad, sócio do empreendimento, vai abordar os desafios e perspectivas da consolidação da empresa.
Quem também vai relatar uma experiência de sucesso é a arquiteta e urbanista Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas, do Rio de Janeiro (RJ). A organização trabalha desenvolvendo tecnologias sociais para construção, recuperação, manutenção, uso sustentável e redução de riscos de habitações de interesse social. Entre as iniciativas que serão abordadas pela profissional, estão o projeto “Arquiteto de família” e uma plataforma online de financiamento colaborativo para subsidiar parte de obras de reforma para essas moradias. Parte do desenvolvimento do sistema é patrocinado pelo CAU/RJ.
O evento vai ter ainda a presença de representantes do Sebrae-RO, que vão mostrar como o programa Sebraetec pode ajudar os pequenos escritórios de Arquitetura e Urbanismo a inovar em suas áreas de negócio. A coordenadora da Comissão de Política Profissional do CAU/BR, Josemée Lima, vai falar sobre o papel do Conselho no estímulo ao empreendedorismo e no fomento da assistência técnica para habitação de interesse social, conhecida pela sigla ATHIS. Ao final, haverá um debate com a participação do público sobre os temas discutidos no evento.
A programação será idêntica para o dia 19 de março, em Porto Velho, e para o dia 20 de março, em Ji-Paraná. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local dos eventos, a partir das 17h30 (horário de Rondônia). Confira:
Dia 19 de março, segunda-feira
Endereço: Teatro Banzeiros – Rua José do Patrocínio, 110, Centro – Porto Velho (RO)
Dia 20 de março, terça-feira
Endereço: A confirmar – Ji-Paraná (RO)
17h30: Inscrições e credenciamento
18h30: Abertura
19h00: Empreendedorismo, ATHIS e o CAU/BR
Palestrante: Josemée Lima, arquiteta e urbanista, coordenadora da Comissão Especial de Política Profissional do CAU/BR
19h30: Como o Sebraetec pode fomentar o empreendedorismo nas empresas de Arquitetura e Urbanismo
Palestrante (Porto Velho): Ernani Gomes de Souza, representante do Sebrae-RO
Palestrante (Ji-Paraná): Denis Pinto de Farias, representante do Sebrae-RO
20h00: Formas de atuação do arquiteto e urbanista em ATHIS
Palestrante: Mariana Estevão, arquiteta e urbanista, coordenadora-geral da ONG Soluções Urbanas
20h45: Empreendedorismo em ATHIS – Projeto Vivenda
Palestrante: Fernando Assad, administrator, sócio da empresa Projeto Vivenda
21h30: Debate
Mediador: Convidado do CAU/RO (a confirmar)
22h00: Coquetel e encerramento
Informações:
Jorge Moura – CAU/BR
(61) 3204-9541