Planejamento Urbano

Rumos PoA debate patrimônio histórico, planejamento urbano e produção científica

No mês do patrimônio cultural, o evento Rumos da Arquitetura e Urbanismo em Porto Alegre, realizado nos dias 26 e 27 de agosto, colocou em evidência temas como patrimônio histórico, planejamento urbano e produção científica. Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), o evento itinerante contou com palestras, oficinas, debates e lançamentos de livros, proporcionando qualificação profissional e discussões contemporâneas para a sociedade.

A programação iniciou com a caminhada “Caminhos Operários”, conduzida pelo professor Frederico Bartz (UFRGS), que guiou os participantes por treze pontos históricos nos bairros Floresta e São Geraldo, destacando a arquitetura popular e edificações de Theo Wiederspahn e José Lutzenberger.

O debate “Interesses Difusos e o Patrimônio Cultural” deu continuidade ao evento, abordando desafios na preservação da memória edificada. Participaram o arquiteto João Felipe Walling, que discutiu a requalificação do Centro Cultural Vila Flores, e a procuradora de justiça Roberta Teixeira, que apresentou o projeto “O que os olhos veem o coração sente”, focado na valorização do entorno da igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

A produção científica também foi celebrada com o lançamento de cinco livros da Coleção CAU/RS, entre eles “Arquitetura (popular) luso-brasileira” de Günter Weimer e “Nenhuma Casa Sem Banheiro e Casa Saudável”, publicado pelo Gabinete de ATHIS do CAU/RS.

O planejamento urbano e ambiental esteve em pauta com debates sobre estratégias para enfrentar mudanças climáticas e o desastre hidrogeoclimático que impactou o território. Entre os palestrantes, Rualdo Menegat, geólogo da UFRGS, e Patrícia Nerbas, professora da UNISINOS, contribuíram com suas visões e experiências.

O evento ainda ofereceu oportunidades de atualização profissional, como a palestra “Avaliação de Imóveis – mercado e oportunidades”, ministrada pela arquiteta Renata Bandarra, e a oficina “Estruturas para Arquitetos” com Estevan Barin, que encerrou a programação de forma dinâmica.

Em setembro, o Rumos da Arquitetura e Urbanismo segue para Pelotas, e em novembro Passo Fundo sediará a última edição do ano.

(Com informações do CAU/RS)

Confira as fotos do evento aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/MS convida profissionais da arquitetura e urbanismo para debater a LOUOS

CAU/AL convida profissionais a contribuírem com o novo Plano Diretor de Maceió

CAU/RJ e Prefeitura do Rio discutem parceria para planejamento urbano

Pular para o conteúdo