Do dia 03 ao dia 06 de setembro, será realizado o 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB), na Faculdade de Arquitetura e na Escola Politécnica, unidades da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O evento reunirá arquitetos, engenheiros, restauradores e outros profissionais e estudiosos em torno da produção científica sobre o patrimônio edificado no Brasil e em Portugal. A data limite para a submissão de artigos é dia 31 de março.
As inscrições para o Congresso já estão disponíveis na plataforma Sistema de Gerência de eventos da Universidade Federal da Bahia (GERE). Até o dia 15 de junho, a inscrição via depósito bancário custará 100 reais para estudantes de graduação; 350 reais para os estudantes de pós-graduação e 600 reais para os profissionais. O pagamento também pode ser realizado via PayPal e o valor a ser pago será acrescido de taxas administrativas.
O Congresso pretende constituir um fórum de debates sobre a história da construção e a ciência da conservação no Brasil e em Portugal. Objetiva-se promover o intercâmbio de experiências e impulsionar os estudos sobre a história dos processos construtivos entre os dois países, por meio do estabelecimento de vínculos com instituições e pesquisadores especializados, dedicados aos estudos dos materiais e técnicas construtivas históricas.
A discussão estará organizada em torno de dois eixos temáticos. O primeiro eixo é o de materiais, técnicas e história da construção. Já o segundo eixo explora a formação e disseminação do conhecimento técnico e científico. O congresso terá como línguas oficiais o português e o espanhol.
O 3º CIHCLB contará com conferências científicas ministradas por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, entre os quais destacam-se: Prof. Carlos Alberto Cerqueira Lemos, da USP; Prof. José Manuel Aguiar Portela da Costa, da Universidade de Lisboa; Prof. José Manuel Aguiar Portela da Costa, da UFMG; Prof. Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas, da Universidade do Porto; e Prof. Virgolino Ferreira Jorge, da Universidade de Évora.
Dentre os organizadores e promotores do 3º CIHCLB, está o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR), da Escola Politécnica (EPUFBA) e a Faculdade de Arquitetura (FAUFBA), ambos da Universidade Federal da Bahia. O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Em Portugal, os apoiadores são o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL).
A terceira edição do Congresso realiza-se após o sucesso do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, ocorrido na cidade de Vitória – Espírito Santo – Brasil, em 2013; e do 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, acontecido na Universidade do Porto, em 2016.
Acesse aqui o site oficial do 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira e confira mais informações.