EVENTOS

Salvador sedia o 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira

Do dia 03 ao dia 06 de setembro, será realizado o 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (3°CIHCLB), na Faculdade de Arquitetura e na Escola Politécnica, unidades da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O evento reunirá arquitetos, engenheiros, restauradores e outros profissionais e estudiosos em torno da produção científica sobre o patrimônio edificado no Brasil e em Portugal. A data limite para a submissão de artigos é dia 31 de março.

 

 

As inscrições para o Congresso já estão disponíveis na plataforma Sistema de Gerência de eventos da Universidade Federal da Bahia (GERE). Até o dia 15 de junho, a inscrição via depósito bancário custará 100 reais para estudantes de graduação; 350 reais para os estudantes de pós-graduação e 600 reais para os profissionais. O pagamento também pode ser realizado via PayPal e o valor a ser pago será acrescido de taxas administrativas.

 

O Congresso pretende constituir um fórum de debates sobre a história da construção e a ciência da conservação no Brasil e em Portugal. Objetiva-se promover o intercâmbio de experiências e impulsionar os estudos sobre a história dos processos construtivos entre os dois países, por meio do estabelecimento de vínculos com instituições e pesquisadores especializados, dedicados aos estudos dos materiais e técnicas construtivas históricas.

 

A discussão estará organizada em torno de dois eixos temáticos. O primeiro eixo é o de materiais, técnicas e história da construção. Já o segundo eixo explora a formação e disseminação do conhecimento técnico e científico. O congresso terá como línguas oficiais o português e o espanhol.

 

O 3º CIHCLB contará com conferências científicas ministradas por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, entre os quais destacam-se: Prof. Carlos Alberto Cerqueira Lemos, da USP; Prof. José Manuel Aguiar Portela da Costa, da Universidade de Lisboa; Prof. José Manuel Aguiar Portela da Costa, da UFMG; Prof. Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas, da Universidade do Porto; e Prof. Virgolino Ferreira Jorge, da Universidade de Évora.

 

Dentre os organizadores e promotores do 3º CIHCLB, está o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR), da Escola Politécnica (EPUFBA) e a Faculdade de Arquitetura (FAUFBA), ambos da Universidade Federal da Bahia. O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Em Portugal, os apoiadores são o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL).

 

A terceira edição do Congresso realiza-se após o sucesso do 1º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, ocorrido na cidade de Vitória – Espírito Santo – Brasil, em 2013; e do 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, acontecido na Universidade do Porto, em 2016.

 

Acesse aqui o site oficial do 3º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira e confira mais informações.

MAIS SOBRE: EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo