São Luís
Cidade de riquezas históricas e culturais, descrita em versos, poemas e canções. Sua mistura de raças compõe uma tela de imagens inesquecíveis, tornando cada passeio uma nova descoberta.
Fundada em 1612 por franceses, invadida por Holandeses e colonizada por Portugueses, concentra um acervo arquitetônico com cerca de 5400 prédios tombados, entre monumentos, igrejas, palácios, teatros e sobrados com belos azulejos, que lhe concedeu o título em 1997 de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Essa é a nossa São Luís, com seus mais de 1 milhão de habitantes, que dá passo de gigantes ocupando o seu novo traço urbanístico, buscando avanços econômicos com destaque para o Porto do Itaqui, que está de portas abertas para o mundo.
A terra das palmeiras onde cantam os sabiás se mantem rica, plena e cheia de vida pelo rufar dos tambores e pandeirões, pelos sobrados e ruas, sabores e vidas, enfim, por todo seu patrimônio material e imaterial.
E para nós, arquitetos e urbanistas, protagonistas do bom uso dos espaços, nos cabe comemorar com muita felicidade os 406 anos de São Luís.
Parabéns, São Luís.
Esta é uma homenagem do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão – CAU/MA
Fonte: CAU/MA