CAU/UF

São Luis, Patrimônio Histórico da Humanidade, completa 406 anos

São Luís

 

Cidade de riquezas históricas e culturais, descrita em versos, poemas e canções. Sua mistura de raças compõe uma tela de imagens inesquecíveis, tornando cada passeio uma nova descoberta.

 

Fundada em 1612 por franceses, invadida por Holandeses e colonizada por Portugueses, concentra um acervo arquitetônico com cerca de 5400 prédios tombados, entre monumentos, igrejas, palácios, teatros e sobrados com belos azulejos, que lhe concedeu o título em 1997 de Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Essa é a nossa São Luís, com seus mais de 1 milhão de habitantes, que dá passo de gigantes ocupando o seu novo traço urbanístico, buscando avanços econômicos com destaque para o Porto do Itaqui, que está de portas abertas para o mundo.

 

A terra das palmeiras onde cantam os sabiás se mantem rica, plena e cheia de vida pelo rufar dos tambores e pandeirões, pelos sobrados e ruas, sabores e vidas, enfim, por todo seu patrimônio material e imaterial.

 

E para nós, arquitetos e urbanistas, protagonistas do bom uso dos espaços, nos cabe comemorar com muita felicidade os 406 anos de São Luís.

 

Parabéns, São Luís.

 

Esta é uma homenagem do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão – CAU/MA

 

 

Fonte: CAU/MA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

PATRIMÔNIO CULTURAL

Plenário do CAU/BR define novos membros da Câmara Temática de Patrimônio, com representantes da sociedade civil

Pular para o conteúdo