ARQUITETOS EM DESTAQUE

SC perde o talento do arquiteto e urbanista André Schmitt, “desenhador urbano”

Com pesar, o CAU/BR lamenta informar o falecimento na noite de 12 de setembro de 2019 do arquiteto e urbanista André Schmitt.  Ele tinha 72 anos de idade e estava internado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis, em coma, desde a semana passada, após complicações decorrentes de uma queda em casa. Projetista de importantes empreendimentos  da capital de Santa Catarina, André Schmitt se auto-classificava como “um desenhador urbano” . 

 

“Estamos de luto. André era um dos mais respeitados arquitetos de Santa Catarina, colega exemplar que deixa um legado na arquitetura catarinense fantástico.  A consternação é enorme não apenas em nosso meio, mas na cidade. Como conselheiro federal por Santa Catarina manifesto, em nome do CAU/BR, meu pesar aos familiares”, afirmou o arquiteto e urbanista Ricardo Martins da Fonseca.

 

“É uma perda enorme para a arquitetura catarinense por que o André Schmidtt  foi um arquiteto inovador, empreendedor, sempre presente nas questões relevantes da arquitetura. Ele sempre colocava sua criatividade e seu gosto pelo desenho para nos trazer  provocações e alternativas que nos ajudavam  a refletir sobre o papel da arquitetura e sua importância na transformação do espaço. Ele foi um arquiteto à frente do seu tempo, generoso, sempre disposto a ensinar, a compartilhar e trazer soluções que com um perfil humanista”, afirmou Daniela Sarmento, presidente do CAU/SC.  

 

“Estamos muito tristes com esta notícia inesperada. A AsBEA SC, assim como toda a comunidade da arquitetura catarinense, se despede hoje, com muito carinho, do arquiteto e urbanista André Schmitt, um profissional renomado, professor de gerações e grande exemplo para todos nós. Com certeza deixará uma lacuna insuperável. Seus traços vão agora projetar belas obras no céu”, declarou Carlos Lopes, arquiteto e atual presidente da AsBEA SC.

 

O arquiteto junto à maquete do Parque Metropolitano Dias Velho – aterro da Baía Sul’. Foto de Ronald Pimentel  (Santa Editora)

 

André Schmitt era titular do escritório Desenho Alternativo.  Em março de 2018, no dia do aniversário de Florianópolis,  o arquiteto e urbanista recebeu a Medalha do Mérito Virgílio Várzea, pelos relevantes serviços prestados à cidade.   Na ocasião, a revista ÁREA publicou uma matéria especial a respeito de seu trabalho onde lembra que “de suas pranchetas, nasceram empreendimentos de destaque na cidade, como o resort Costão do Santinho (que exigiu o desenvolvimento de um plano diretor para toda a orla), e sob sua coordenação, Florianópolis ganhou propostas inovadoras, como a do Jardim Botânico, com três estações sediadas em diferentes bairros. Nos anos 1970, foi Secretário do Turismo e, nesse período, criou-se a Fundação Cultural Franklin Caescaes e determinou-se o fechamento do vão central do Mercado Público ao trânsito de veículos – iniciativa que contribuiu para a consolidação do espaço como importante ponto turístico e cultural da cidade. E sempre colaborou nas discussões sobre o plano diretor”.

 

A revista também lembrou que André figura entre os Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense em Planejamento Urbano, publicação produzida pela Santa Editora em parceria com a AsBEA/SC.

 

André venceu, em 1996, o concurso público nacional de ideias lançado pela prefeitura e pelo IAB/SC para o ‘Parque Metropolitano Dias Velho – aterro da Baía Sul’. O projeto desenvolvido por ele e mais oito colegas, com a assessoria de nove consultores de diferentes competências, previa a aproximação do mar, a integração dos modais, a criação de áreas de lazer e de novos pontos para negócios, gastronomia e entretenimento na região, na área central da cidade. A proposta ainda não foi implementada.

 

Com informações da revista ÁREA. 

 

Clique aqui para acessar a íntegra da da publicação Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense em Planejamento Urbano

 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo