Infraestrutura Urbana

“Se essa rua fosse minha” propõe modelo urbano inovador para o Brasil

Croqui da CBIC para o “Se essa rua fosse minha” (Fonte: CBIC)

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniram forças para lançar o projeto “Se essa rua fosse minha”. A iniciativa, que será apresentada no 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), durante a Feicon/2025, de 8 a 11 de abril, no São Paulo Expo, propõe um modelo de rua sustentável e inclusivo, alinhado às necessidades e desafios urbanos do Brasil.

Idealizado pelo Grupo CBIC Jovem, com coordenação da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) e da Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da CBIC, o projeto reflete sobre as desigualdades de infraestrutura urbana no país. Ele propõe a construção de uma via pública modelo que promova inclusão social, sustentabilidade, inovação e aplicabilidade em diferentes contextos regionais.

Com uma instalação cenográfica de aproximadamente 100 metros lineares, o projeto simulará uma rua ideal com elementos de acessibilidade, segurança e lazer, além de soluções sustentáveis e inovadoras. O CAU/BR, como parceiro institucional e técnico da iniciativa, oferece mentoria especializada para garantir que o conceito seja adaptado às realidades urbanas brasileiras.

Segundo a coordenadora da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA), Carla Tames, o projeto atende a uma necessidade urgente de repensar a forma como concebemos e utilizamos as vias públicas. “O envolvimento do CAU/BR reforça a importância de criarmos espaços urbanos mais acessíveis, seguros e sustentáveis”, destaca.

Para Marcelo Machado Rodrigues, coordenador da Comissão Especial de Política Profissional (CPP) do CAU/BR, a participação coletiva é essencial: “Estamos diante de uma oportunidade de integrar visões técnicas e sociais para redesenhar o espaço urbano com foco nas pessoas”.

Participação da sociedade

Um dos diferenciais do projeto é a sua abordagem participativa. Cidadãos de todo o Brasil estão convidados a enviar ideias para compor a concepção da rua modelo. As contribuições serão analisadas por especialistas e poderão ser integradas ao projeto final.

A iniciativa integra o programa “O Futuro da Minha Cidade”, da CBIC, que busca envolver a sociedade na definição de políticas públicas locais, estimulando o compromisso das administrações municipais com o desenvolvimento sustentável.

O vice-presidente de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, destaca a importância do envolvimento da sociedade. “As ruas são o espaço mais próximo das pessoas e onde as desigualdades sociais mais se manifestam. Com esse projeto, queremos não apenas provocar uma reflexão sobre o papel das vias urbanas, mas também propor soluções práticas para uma infraestrutura mais inclusiva e sustentável”, disse.

A ação, segundo a coordenadora da CRS/CBIC, Ana Claudia Gomes, tem como foco não apenas propor soluções, mas também gerar um impacto na mentalidade coletiva. “É um projeto idealizado pelo CBIC Jovem, com apoio técnico do CAU/BR. Os jovens trabalharam para ouvir a sociedade em todo o Brasil. Pesquisaram as práticas mais modernas e inovadoras do mundo para pensar soluções que se adaptassem ao país”, ressalta.

“Idealizado pela COINFRA e lançado ao CBIC Jovem como um desafio, o ‘Se essa rua fosse minha’ nasce da necessidade de se repensar a infraestrutura urbana brasileira e mostrar para a população o que elas poderiam ter acessos nas ruas que trafegam. Por meio da exposição cenográfica e virtual queremos gerar debates e discussões, tanto no 100° ENIC quanto depois dele, com o objetivo de gerarmos ações e causarmos impactos na mentalidade de usuários, políticos, e agentes de mudanças”, salienta a líder do projeto do CBIC Jovem, Renata Valério Maciel.

Próximos passos

O projeto será debatido em um painel durante o 100º ENIC, onde os resultados da consulta pública serão apresentados. A rua modelo estará disponível para visitação no evento, proporcionando uma experiência imersiva e estimulando debates sobre urbanismo e infraestrutura inclusiva no Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada.
Pular para o conteúdo