Clipping

Sede da Suframa, projeto de Severiano Porto, completa 50 anos nesta quarta-feira

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 1 de Fevereiro de 2024.

 

Edição #16949

 

Brasília, 1 de Fevereiro de 2024.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Sede da Suframa, projeto de Severiano Porto, completa 50 anos nesta quarta-feira

Projetado, em 1971, por Severiano Mário Porto, responsável por conceber um modelo único de Arquitetura Amazônica e sustentável e conhecido como o “arquiteto da Amazônia”, o prédio se destaca pelas cúpulas de concreto armado com ventilação por efeito chaminé e uma estrutura arquitetônica única na floresta amazônica.

 

A Gazeta: Carnaval: celebração que impulsiona a economia da arquitetura e construção

Presidente do CAU/ES, Priscila Ceolin, lembra que profissionais da arquitetura têm a responsabilidade de conceber layouts que incluam rotas de fuga eficientes, garantir a segurança das estruturas pré-fabricadas e executar cenografias com materiais seguros e não inflamáveis

 

CAU/MG: Presidente do CAU/MG participa de discussão sobre a situação da moradia no Brasil no Opinião Minas

A arquiteta e urbanista Cecília Fraga abordou a importância da cooperação entre os âmbitos legislativo e técnico, e as ações do conselho para melhorar a habitação no estado.

 

Diário do Rio: Favela- mais que um nome- o significado de uma sociedade

Artigo da conselheira do CAU/BR Leila Marques aborda como as favelas da cidade foram rebatizadas ao longo dos anos, de acordo com ideologias e modismos políticos de cada época. O IBGE, após 50 anos, retomou o termo favela em seus trabalhos censitários e outras publicações.

 

Estadão: Casarão destruído em Salvador era patrimônio da humanidade e está em obra de Jorge Amado

Antigo restaurante Colon desabou após mais de três anos interditado; está em perímetro do centro histórico reconhecido pela Unesco desde 1985, devido ao ‘alto grau de autenticidade’.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/AL: Requalificação da Orla

CAU/AL participa de reunião junto ao Escritório Índio da Costa na prefeitura de Maceió. O encontro foi um segundo momento de interlocução entre o renomado escritório e representantes da categoria da capital alagoana, com o objetivo de incluir os profissionais arquitetos e urbanistas na construção do Projeto de requalificação da orla de Pajuçara a Jacarecica.

 

CAU/MG: CAU/MG garante regularidade em três licitações na cidade histórica de Diamantina

Impugnação do Conselho levou à alteração de três contratações para serviços de restauro no município.

 

CAU/MS: BlenderBIM: restaurante e muitos outros projetos disponibilizados online

Recentemente, o estúdio finalizou o projeto de um restaurante, desenvolvido com o BlenderBIM. Seguindo essa filosofia aberta, todos os arquivos usados no desenvolvimento do projeto estão disponíveis para download.

 

CAU/MT: Agenda de reuniões – fevereiro de 2024

O calendário desses encontros é divulgado no menu “Institucional”, na aba “Agenda”, com publicação da pauta das reuniões.

 

ENTIDADES

 

CBIC: Ministério das Cidades designa representantes para o Conselho das Cidades

A Portaria MCID nº 75/2024 restabeleceu o mandato dos membros integrantes (entidades) da 5ª Gestão do Conselho das Cidades (ConCidades) e designa os respectivos representantes para o funcionamento do colegiado vinculado ao Ministério das Cidades (MCid), conforme aprovada no âmbito da 6ª Reunião Extraordinária do ConCidades, realizada no dia 6 de novembro de 2023.

 

CBIC: Fortaleza e Região Metropolitana alcançam marca histórica de R$ 4,7 bilhões no mercado imobiliário em 2023

O levantamento revelou um aumento significativo no número de lançamentos, com um crescimento de 3% em comparação a 2022. Em 2023, foram lançados 98 empreendimentos, totalizando 7.610 unidades. Dentre essas, 4.725 unidades destinam-se ao padrão econômico, atendendo à crescente demanda por habitações de interesse social.

 

ESPECIALIZADOS

 

Revista Projeto: APCA divulga os melhores de 2023 nas artes!

Dentre os destaques em Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão está o projeto expográfico do arquiteto e urbanista Haron Cohen para uma das mostras do Museu de Arte Sacra (SP), sob curadoria de Fabio Magalhães.

 

Casa e Jardim: Aço, vidro e brises marcam prédio da nova sede da União Europeia em Brasília

A simbiose de materiais e os volumes geométricos conferem personalidade à construção de quase 5 mil m². Por Redação Casa e Jardim.

 

Casa Vogue: Casa comprada por 1 euro na Itália ganha reforma incrível; veja antes e depois

A consultora financeira Meredith Tabbone foi a responsável pela empreitada, que resultou em uma residência com spa, adega e uma decoração moderna.

 

ArchDaily: Visão 2030 da Arábia Saudita através de mega projetos

Como parte da Visão 2030, que orienta suas ações, o reino está empenhado em promover novos desenvolvimentos, com o objetivo de revitalizar a cultura e diversificar a economia.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Agência Brasil: Incêndio no Edifício Joelma mudou regras de segurança predial

Há cinquenta anos, o Código de Obras vigente em São Paulo era de 1934 e não havia acompanhado a crescente urbanização e modernização da cidade. Foi somente após as duas grandes tragédias que geraram comoção na cidade – o incêndio no Edifício Andraus (em 1972) e o do Joelma (em 1974) – que começaram a ser feitas mudanças na segurança predial na capital paulista.

 

Agência Brasília: Janeiro tem 237 novos habilitados para programas de habitação

Após a confirmação do processo, candidatos serão indicados pela Codhab para os empreendimentos disponíveis, conforme a classificação e pontuação.  

 

Folha de S. Paulo: Arquitetura, arte e vida social marcam hotéis descolados

Concentrados no eixo Rio-São Paulo, eles mimetizam o estilo de vida das suas cidades e agitam os hóspedes.

 

Folha de S. Paulo:  A revista dos livros – Arquitetura sob perspectiva de gênero

A arquiteta e professora Beatriz Colomina mostra em seu livro como questões de gênero impactam a disposição das metrópoles e de seus espaços internos.

 

G1/SP: Edifício Joelma: relembre tragédia que há 50 anos deixava 187 mortos e centenas de feridos em incêndio

Há 50 anos, a cidade de São Paulo viveu uma das maiores tragédias registradas no Brasil: o incêndio no Edifício Joelma, no Vale do Anhangabaú, no Centro. Foram 187 mortos e mais de 300 de feridos.

 

G1/AC: Obras de revitalização do Teatro Plácido de Castro e Biblioteca da Floresta devem começar em fevereiro, diz FEM

Biblioteca sofreu incêndio em 2022 e teatro que já foi palco de grandes eventos também está fechado. De acordo com o presidente Minoru Kinpara, licitações estão sendo concluídas e revitalizações começam no próximo mês. Fundação também prevê revitalização de espaços no interior do estado.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Pular para o conteúdo