CATEGORIA

Segundo debate do coletivo Diálogos Suburbanos será no dia 25 de maio

Norte representa hoje na cidade do Rio de Janeiro? O que permanece e o que está mudando nessa região? Que rumos estão sendo traçados para seus bairros? Com objetivo de debater essas questões, o coletivo “Diálogos Suburbanos” realiza seis encontros ao longo deste ano.

 

 

O primeiro deles aconteceu no dia 27 de abril com o tema Celebração das identidades suburbanas.  O próximo evento será dia 25 de maio, no Palácio Rio 450 (Rua Carolina Machado, 920 – próximo à estação Oswaldo Cruz). O tema será “Moradia e espaços de sociabilidade nos subúrbios“.

 

 

 

 

Os convidados do evento são: Ana Slade, professora da FAU/UFRJ e pesquisadora; Luiz Cláudio Lima, geógrafo, professor e fundador do cineclube Subúrbio em Transe; e Tainá de Paula, coordenadora regional do Projeto Brasil Cidades e membro da Comissão de Gênero do CAU/RJ. A mediação ficará por conta da professora especializada em História, Patrimônio e Cidade, Maria Celeste Ferreira.

 

 

Na ocasião, também será exibido, pela primeira vez, o curta “Queremos ficar em Madureira“.

 

 

Em 2019, serão realizados seis encontros para compartilhar visões que possam, futuramente, gerar produtos e atividades ligados à valorização do subúrbio e ao combate aos estigmas (confira a programação abaixo). Será também produzida uma publicação com artigos de autores dos trabalhos que inspiraram o ciclo de conversas e que estarão presentes como debatedores em todos os eventos.

 

 

O coletivo Diálogos Suburbanos reúne pesquisadores que têm se debruçado sobre a história urbana dos subúrbios cariocas, através de temas como os usos da moradia, os espaços de sociabilidade e resistência cultural. O objetivo é, a partir de estudos, debates e reflexões, construir uma visão multidisciplinar da região conhecida como Zona Norte, com o objetivo de contrapor a lógica depreciativa que foi sendo incorporada à sociedade através da escassez de políticas públicas na área. Com base em pesquisas do grupo, há uma clara demanda de ações que possam ser amplificadas e exponham a potência do cotidiano suburbano, que estimulem percepções distintas do ambiente vivido e que sejam capazes de provocar uma transformação na relação entre o indivíduo e a cidade, e entre o indivíduo e o lugar em que habita.

 

 

Os encontros são gratuitos e dirigidos a um público amplo de pesquisadores, artistas, ativistas, professores, estudantes, jornalistas, curiosos e interessados em geral. O ciclo de debates é uma realização do Instituto – Projetos e Pesquisa, com patrocínio cultural do CAU/RJ, apoio do Madureira Shopping, em parceria com o Instituto Pereira Passos e o Programa de Pós-graduação em Urbanismo (Prourb) da UFRJ.

 

 

Fonte: CAU/RJ

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

Sir David Alan Chipperfield vence o Prêmio Pritzker 2023

CATEGORIA

Ensino EAD, acreditação e formação continuada na pauta do V Encontro de coordenadores de CEF

CATEGORIA

Prêmios Trienais e Medalha de Ouro UIA estão com nomeações abertas

Skip to content