Habitação social

Semana da Habitação 2021 consolida ação de promoção de políticas por moradia digna

Encerrou nesta quinta, 19 de agosto, a Semana da Habitação 2021. Durante três dias, o seminário mobilizou profissionais, instituições, escritórios e toda a comunidade dedicada a pensar e a enfrentar a questão habitacional. O evento foi uma realização do CAU Brasil através das comissões de Política Profissional (CPP-CAU/BR) e de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e ocorreu em formato on-line na semana em que se comemora o Dia Nacional da Habitação (21 de agosto).

 

O último dia do seminário abriu com um breve discurso da presidente Nádia Someck. A presidente destacou o expressivo número de experiências de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) que se revela pelo país e falou sobre o desafio da campanha Mais Arquitetos, promovida pelo CAU Brasil. “Temos que ganhar escala e alcançar uma dimensão nacional. Nosso país é muito grande e precisamos trocar e potencializar essas experiências para fazer com que o território seja entendido como fonte de riqueza”, disse, reafirmando que os debates da Semana da Habitação resultarão em um roteiro de ações focadas na promoção da ATHIS para o próximo período.

 

 

Assista ao último dia do evento

https://www.youtube.com/watch?v=UE3VAdXhM_M

 

Desde 2015, o CAU Brasil vem realizando ações para fomentar o acesso da sociedade à arquitetura e urbanismo por meio da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Este esforço procura atender a uma demanda reprimida, já que 85% da população não acessa serviços de arquiteto e urbanista, segundo dados da Pesquisa do CAU/BR e Instituto DataFolha divulgada em 2015. Ao mesmo tempo, considera o vasto campo de trabalho que a arquitetura social representa para os profissionais. No último dia da Semana da Habitação 2021, a coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP), Ana Cristina Barreiros, apresentou uma linha do tempo que destaca as principais ações do CAU Brasil relacionadas com o tema. A conselheira detalhou a estratégia da CPP e da atual gestão para consolidar os aprendizados institucionais e profissionais a respeito da ATHIS e mostrou alguns dos resultados da Campanha Mais Arquitetos, desenvolvida pelo CAU Brasil desde maio.

 

 

Em seguida, o público acompanhou a apresentação de relatos de experiências protagonizadas pelos CAU/UF para o fomento da ATHIS em quatro estados brasileiros. A partir de realidades e soluções distintas, cada Conselho contribuiu para elevar e destacar a ATHIS no território. As ações ganharam potência a partir de 2017, quando entrou em vigência deliberação do CAU Brasil permitindo aos CAU/UF a destinação de 2% de seu orçamento para apoiar ações desta natureza.

 

Em Rondônia, a aproximação do CAU/RO com as Instituições de Ensino Superior ao longo dos últimos anos vem ampliando a produção acadêmica em ATHIS. Por meio de uma agenda constante de encontros com coordenadores de cursos de arquitetura, o CAU fomentou a inclusão do debate nos projetos pedagógicos e ampliou a divulgação da ATHIS junto aos profissionais que estão ingressando no mercado. Um dos resultados percebidos foi o crescimento do volume de produções acadêmicas sobre esta temática, o que provocou o CAU/RO a lançar uma categoria específica no Prêmio TCC em 2021. O case foi apresentado pelo Gerente Técnico do CAU/RO, Max Queinon.

 

 

A presidente do CAU/SC, Patrícia Herden, e o conselheiro Maurício André Giusti lançaram durante a Semana da Habitação 2021 a Capacitação Online em ATHIS. O curso é uma versão virtual da edição realizada presencialmente em 2019 e faz parte do Plano Estratégico de Implementação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS) estabelecido pelo Conselho. Dirigido a arquitetos, gestores e outros públicos interessados em promover e empreender por meio da ATHIS, o treinamento será disponibilizado pelo CAU/SC para todo o Brasil e também estará acessível no hotsite https://caubr.gov.br/habitacaosocial/.

 

 

 

A grande demanda por ATHIS no Distrito Federal para os projetos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional foi a provocação para que o CAU/DF criasse a Cartilha para Escritórios Populares. O guia foi desenvolvido por uma consultoria especializada que teve a missão de realizar um diagnóstico do mercado de baixa renda da construção civil, desenvolver uma metodologia para prestação de serviços e elaborar modelos de negócio e estudos de viabilidade para profissionais e pequenas empresas interessadas em atuar no mercado. A experiência foi relatada pela conselheira do CAU/DF, Jessica Costa Spehar. Acesse a cartilha no site do CAU/DF

 

 

No Rio Grande do Sul, a ATHIS vem ganhando progressiva capilaridade e respaldo do poder público. O chefe do Gabinete de Gestão para a Implantação da ATHIS, Paulo Soares, listou algumas das iniciativas propostas pelo CAU/RS, como o projeto Casa Saudável, que permitiu a atuação de arquitetos em equipes de saúde no município de Santa Rosa; e o programa Nenhuma casa sem banheiro, criado para enfrentar a falta de unidades sanitárias, um problema que chega a atingir onze mil domicílios, segundo o Conselho. O programa conta com orçamento de municípios e do Governo do Estado, enquanto o CAU/RS garante a Assistência Técnica por meio de convênios que viabilizam a contratação de arquitetos e urbanistas.

 

 

Coube ao conselheiro federal pelo estado do Rio Grande do Norte, André Felipe Moura Alves, finalizar as intervenções do evento. O conselheiro leu os comentários dos internautas e agradeceu a equipe, conselheiros e participantes. “Que continuemos promovendo, fomentando, executando e cobrando o direito à moradia digna. E que tenhamos mais Semanas da Habitação porque eventos como este nos multiplicam e aproximam”, disse o conselheiro.

 

 

A Semana da Habitação 2021 encerrou com a projeção do Vídeo-Manifesto do CAU Brasil pela Moradia Digna. O audiovisual e todos os vídeos das transmissões ao vivo seguem disponíveis para acesso no canal do CAU Brasil no Youtube.

 

 

Assista:

 

17/08 – Abertura oficial e Mesa 1 – “Políticas Habitacionais”

 

18/08 – A questão habitacional e as políticas públicas

 

19/08 – ATHIS: boas práticas e o Mais Arquitetos

MAIS SOBRE: Habitação social

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Habitação social

CAU e IPEA apresentam resultados parciais da pesquisa em ATHIS no XX ENANPUR

Habitação social

Brasil Participativo: apoie a contratação de arquitetos e urbanistas nos municípios

Habitação social

CAU Brasil defende junto ao governo inclusão da ATHIS na Política Pública de Habitação

EVENTOS

2ª Semana da Habitação: acesse cobertura completa e vídeos da transmissão

Pular para o conteúdo