Clipping

Semana da habitação 2023 acontece em Aracaju entre 25 e 29 de julho. Inscreva-se!

25374eedd075ddb270683e31105e57c4.jpeg (640×158)

 

Edição de 12 de Julho de 2023.

 

Edição #16824

 

Brasília, 12 de Julho de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Semana da habitação 2023 acontece em Aracaju entre 25 e 29 de julho. Inscreva-se!

Arquitetos e urbanistas, gestores públicos, universidades e organizações dos movimentos sociais vão avaliar avanços e projetar soluções para a plena aplicação da lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei 11.888/2008), e assim, assegurar moradia digna à população de baixa renda no Brasil. 

 

Globo/MSTV: Conselho de Arquitetura entrega projetos de casas sustentáveis em Ladário

O projeto foi contemplado pelo edital da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), uma iniciativa do CAU Brasil, e visa garantir moradia digna para moradores da APA Baía Negra, em Mato Grosso do Sul.

 

Capital do Pantanal: Parceria inédita entrega projetos arquitetônicos para casas ecológicas na APA Baía Negra

 A ação em parceria com o CAU Brasil, juntamente com outros órgãos, visa impulsionar a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) por meio de capacitações para melhoria na condição das residências ribeirinhas. 

 

Neo Mondo: Projeto capacita mulheres na construção civil para melhora das próprias moradias

O projeto faz parte da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), uma iniciativa do CAU Brasil, e busca capacitar até 20 mulheres para a execução de pequenos reparos e manutenção em suas próprias residências. 

 

FNA: Solare chega em Minas Gerais no dia 20 de julho

O evento faz parte do “Projeto Rotas”, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e pelo Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (CEAU-MG).

 

PLANO DIRETOR

 

Estadão/ Rádio Eldorado FM: Apartamentos em eixos de transporte de SP dificultam acesso da baixa renda; ouça análise

De acordo com o estudo, as construtoras se utilizam de incentivos urbanísticos para produção das habitações de interesse social nos eixos, mas, na prática, levam o público-alvo desse tipo de empreendimento para longe dos pontos mais bem localizados na cidade.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/MA: Eleições CAU 2023: acesse o site oficial para saber como votar (e se candidatar)!

No site oficial das Eleições do CAU é possível encontrar todas as informações necessárias para participar desse importante momento.

 

CAU/MS: Eleições CAU 2023: acesse o site oficial para saber como participar

Descubra como funcionam as cotas de diversidade e inclusão, eventos relacionados às eleições, como se candidatar e quais ações são permitidas e proibidas durante o processo.

 

CAU/PR: Pré-inscrições abertas: Especialização em Construções Sustentáveis

O curso será ministrado na modalidade a distância, utiliza a Plataforma Moodle e ferramentas como Miro, Padlet e Google Classroom, com apoio de vídeos e debates.

 

CAU/SP: Eleições CAU 2023: Acesse o site oficial para saber como votar (e se candidatar)

As eleições do CAU serão realizadas no dia 10 de outubro de 2023 e todo o processo será 100% online. Para acessar o ambiente de votação é só entrar no seu cadastro gov.br.

 

CAU/RS: Perspectivas CAU/RS: Tese sobre Planos Diretores e Carta de Passo Fundo

“Os Pilares da Legalidade dos Planos Diretores” é um documento elaborado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA), que busca servir de referência para profissionais de Arquitetura e Urbanismo atuantes nos processos de elaboração, revisão ou alteração de Planos Diretores nos municípios gaúchos.

 

CAU/MT: IPOG promove Pós-Graduação em Design Mobiliário

O curso vai possibilitar ao profissional desenvolver um olhar singular e aprimorar suas habilidades técnicas e criativas. A capacitação terá duração de 1 ano, com carga horária de 432 horas, com turma prevista para o dia 1º de setembro.

 

MINHA CASA, MINHA VIDA

 

Valor Econômico: MCMV melhora, mas ainda restam desafios

Especialistas apontam que novo formato traz melhorias como a maior priorização para as faixas de menor renda da população, e iniciativas para além das novas unidades, como a melhoria de habitações já existentes, no entanto, o resultado vai depender da capacidade de liberação de terrenos públicos em áreas centrais, já que o valor desses espaços para construção ainda é uma questão.

 

PATRIMÔNIO

 

G1/MA: Exposição panorâmica celebra os 25 anos do reconhecimento de São Luís como Patrimônio Mundial

A exposição faz um passeio na história dos casarões, sobrados, ladeiras, pedras de cantaria e tudo mais que compõe o espaço e são características excepcionais que ajudaram na conquista do título.

 

Diplomacia Business: Embaixador da Itália participa da abertura do ciclo de conferências “Cidade Contemporânea e Conservação Urbana” na Universidade de Brasília

O evento gratuito e aberto ao público conta com intensa programação que segue até o dia 13 de julho, com aulas, minicursos e seminários.

 

Das Artes: Ataque letal de mísseis russos destrói prédio histórico e arquitetônico de Lviv

O complexo tem uma forma oval única com elementos de design Art Déco, um representativo do funcionalismo arquitetônico inicial.

 

Bahia Notícias: Patrimônio baiano recebe maior orçamento em lista de restaurações do Iphan deste semestre; entenda

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou o início das obras de restauração para 13 locais históricos ao redor do Brasil ainda neste semestre. Na Bahia, o município beneficiado pela medida foi Maragogipe, localizado na região do Recôncavo, com a restauração.

 

BIENAL DE VENEZA

 

ArchDaily: Pavilhão Unfolding explora a abertura ao público dos Giardini em Veneza

O projeto expositivo tem como objetivo destacar espaços arquitetonicamente significativos, mas até então inacessíveis.

 

ArchDaily: Ecologias em movimento: o futuro não será apenas construído, será semeado e plantado

A exposição apresenta os desafios atuais acerca da reparação e restauração ecológica com o estudo dos processos de recuperação do solo com sementes endêmicas.

 

CENSO

 

Valor Econômico: Número de casas vazias renova debate sobre déficit habitacional

Censo Demográfico aponta aumento de domicílios vagos para 11,4 milhões, quase o dobro da falta de moradias do país.

 

G1/PE: Oito dos dez municípios com maior queda populacional em PE estão na Zona da Mata Sul; desaceleração econômica pode explicar êxodo

Especialistas apontam mudanças nos investimentos de Suape e impactos das enchentes como motivadores para migração de pessoas no estado.

 

G1/RO: Censo do IBGE revela que Rondônia tem 729 mil domicílios, mas quase 30% sem ocupação

Segundo o levantamento, Rondônia tem atualmente 729.955 domicílios, sendo que, desse total, 729.090 são particulares e 865 são domicílios do tipo coletivo.

 

OSCAR NIEMEYER

 

GNC Online: Prefeitura de Maringá reabre licitação para construção do Centro de Eventos Oscar Niemeyer

Após a primeira licitação não obter nenhuma empresa interessada e terminar deserta, o edital foi reaberto e prevê a construção com valor superior a R$ 65 milhões.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Construir sem água: um debate sobre a pegada hídrica (e a água da chuva como novo material)

A necessidade de projetar edifícios a partir dessa perspectiva nos proporciona uma oportunidade única para explorar alternativas inovadoras e sustentáveis que minimizem ou até mesmo eliminem completamente o uso de água na construção.

 

ArchDaily: Como funcionam as superfícies táteis para cegos?

Cegueira e deficiência visual transcendem ser uma condição ou deficiência, nesse sentido, o toque se torna uma linguagem e um guia fundamental para interagir com a arquitetura. 

 

ArchDaily: Escritório brasileiro é finalista do 5º Prêmio Félix Candela com projeto de escola rural baseada em saberes indígenas

A competição refletiu sobre o conceito do “homem do milho”, ou seja, o homem que retorna ao campo. A pergunta que norteou os arquitetos foi: como retornar sem destruir? Talvez possamos aprender com os povos originários, foi a resposta encontrada.

 

ArchDaily: De moradia a comércio e vice-versa: a reabilitação de casas e casarões antigos

O tipo de moradia, a densidade demográfica em determinadas regiões e os novos comércios e serviços alteram a configuração da cidade, sem que as construções acompanhem as mudanças na mesma velocidade.

 

Casa Vogue: As melhores cidades da América Latina para viver em 2023

O ranking de melhores cidades para se viver é baseado em saúde, estabilidade, cultura, meio ambiente, educação e infraestrutura. 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Portal T5: Risco de desabamento atinge 42 imóveis do Centro Histórico de João Pessoa

 As ameaças foram constatadas em imóveis localizados no Centro Histórico da capital paraibana, que em alguns casos, estão ocupados por pessoas em vulnerabilidade social.

 

Correio Braziliense: Grupos diversos da sociedade civil se mobilizam para recuperar o Conic

Projetado pelo arquiteto Lucio Costa e inaugurado em 1961, o complexo urbanístico já foi um dos centros mais frequentados pelos brasilienses em décadas passadas e tradicional ponto de encontro multicultural, hoje, a população reclama da deterioração de toda a área.

 

Veja Rio: Agora vai? Hotel fantasma da Floresta da Tijuca pode enfim ser inaugurado

Empreendimento abandonado nos anos 1970 poderá ser aberto com um novo nome e formato de acomodações.

 

CNN: Fasano Rio de Janeiro é único brasileiro entre os 100 melhores hotéis do mundo em 2023

Com 89 acomodações na orla de Ipanema, o Fasano Rio foi projetado pelo arquiteto francês Philippe Starck e é uma “ode à arquitetura brasileira de meados do século”.

 

G1/RR: Prefeitura decide multar empresa em mais de R$ 100 mil por atraso na construção de ciclovia; obra não está nem na metade

A obra começou em setembro do ano passado e deveria ser concluída até dezembro, no entanto, a última medição de fiscais da Secretaria de Obras, feita em 7 de junho, mostrou que os trabalhos nem atingiram a metade da execução.

 

O Globo: Saiba por que prédios-caixão, que já deixaram 20 mortos este ano na Grande Recife, podem fazer mais vítimas

Mesmo após a Justiça decidir que o poder público deveria recuperar ou demolir os chamados “prédios-caixão”, pouco foi feito em relação a interdições e reformas.

 

Estadão: Reforma Tributária aprovada pela Câmara dos Deputados: o que mudou e como te afeta

A proposta unifica cinco tributos em dois: CBS (Contribuição sobre bens e serviços) e IBS (imposto sobre bens e serviços), com competências da União, estados e municípios, sendo que a criação e funcionamento do IBS geraram muita controvérsia.

 

Folha de S. Paulo: Livrarias e bibliotecas por si só podem valer uma viagem

Livrarias e bibliotecas famosas ao redor do mundo que se tornaram destinos turísticos populares devido à sua história, arquitetura impressionante e ligações com a cultura pop.

50c2d7cb58657080cc473ed60fed19a6.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: estudante da UnB recebe menção em concurso com projeto inspirado em construções indígenas brasileiras

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Pular para o conteúdo