ARQUITETURA SOCIAL

Semana da Habitação 2023 acontece em Aracaju entre 25 e 29 de julho. Inscreva-se!

 

Estão abertas as inscrições para a Semana da Habitação 2023. O evento é promovido pelo CAU Brasil e acontece em formato presencial entre 25 e 29 de julho em Aracaju/SE. A edição marca os quinze anos da Lei nº 11.888/08 , conhecida como Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). Profissionais de Arquitetura e Urbanismo, gestores públicos, universidades e movimentos sociais vão avaliar os avanços e projetar soluções para a plena aplicação da lei, que procura assegurar moradia digna à população de baixa renda no Brasil. Também será um espaço para divulgar boas práticas oriundas de projetos desenvolvidos em parceria com o sistema CAU e os resultados da Pesquisa desenvolvida em colaboração com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para subsidiar a criação de um fundo de ATHIS.

 

ACESSE A PROGRAMAÇÃO E INSCREVA-SE AQUI

 

A Lei da ATHIS trata de um dos eixos previstos na política habitacional brasileira: a melhoria habitacional. Promulgada em 2008, ela é fruto da luta histórica das entidades de arquitetura e urbanismo e dos movimentos por moradia. Procurando mostrar exemplos da sua efetividade, o CAU começou a realizar ações práticas de ATHIS no Brasil a partir de 2015. Em 2017, passou a aplicar 2% de suas receitas de arrecadação líquidas em ações com esta finalidade em todo o país. Nos últimos anos, o programa Mais Arquitetos vem associando a valorização profissional ao fortalecimento de uma política pública de ATHIS.

 

Após uma década e meia de vigência da Lei 11.888/2008, a terceira edição da Semana da Habitação pretende avaliar o impacto das ações do CAU na construção de uma política pública nacional de ATHIS. Os participantes do evento serão provocados a refletir sobre que ações podem ser efetivas para que os direitos previstos na lei se tornem garantias na próxima década.

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA SABER MAIS

15 anos da Lei da ATHIS_2023

 

A programação da Semana da Habitação 2023 vai envolver os participantes em debates, oficinas, compartilhamento de experiências e outras atividades divididas em três eixos principais. O primeiro é focado na trajetória do CAU no apoio à implementação da ATHIS como política pública. O segundo, no trabalho desenvolvido pelas Organizações da Sociedade Civil apoiadas pelo sistema CAU por meio de editais públicos. O terceiro, na participação da gestão pública, dos movimentos sociais e das universidades no desafio de colaborar com o avanço do direito à moradia.

 

O evento inicia no dia 25, com atividades dirigidas aos representantes dos CAU/UF. No dia 26, quarta-feira, a programação oficial abre com um panorama sobre “Déficit Habitacional e Inadequação de moradias no Brasil e a ATHIS”. Será um momento para resgatar o histórico de criação da Lei Federal nº 11.888/08 e as ações desenvolvidas pelo CAU para fomentar iniciativas da ATHIS pelo Brasil e fechar a amanhã com o IPEA trazendo os resultados da parceira estabelecida com o CAU Brasil. À tarde, os participantes se dividirão em três oficinas práticas para desenvolver os temas “Possibilidades de arranjos institucionais para viabilização da ATHIS”, “Contribuindo com a Plataforma ‘Observatório da ATHIS’” e “Cenários de captação e ampliação de Recursos para ATHIS e REURB”. A participação nas oficinas deverá ser escolhida no momento da inscrição.

 

A quinta-feira, dia 27, será reservada para a apresentação de experiências de ATHIS durante a mesa “Boas Práticas nas parcerias entre CAU (BR e UFs) e OSCs”. O espaço será uma vitrine dos editais de patrocínio promovidos pelo sistema CAU em todo o Brasil. Três salas simultâneas com experiências de ATHIS em Melhorias habitacionais, Reurb e Metodologias Participativas. À tarde, outras três oficinas práticas tratarão dos temas “Boas práticas na execução de Parcerias”, “Como viabilizar as obras de Melhorias Habitacionais” e “REURB integrada à ATHIS no contexto urbano e rural”. A noite será reservada para um momento de reflexão sobre os 15 anos da Lei de ATHIS, perspectivas para a habitação no país.

 

No último dia, a programação prevê a realização de duas mesas com o tema “Operando a ATHIS com ações concretas”. A primeira, pela manhã, abordará as possibilidades de ações para o CAU, Gestão Pública e Movimentos Sociais. À tarde, os âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão devem explorar as oportunidades associadas à ATHIS. Uma oficina final terá a tarefa de sistematizar o resultado dos debates para elaboração de uma Carta de Compromisso do CAU com o tema, como resultado da Semana da Habitação.

 

No sábado, o CAU/SE acompanha os interessados em uma visita técnica à Comunidade Portelinha, localizada no bairro Romualdo Prado, em São Cristóvão, distante 24 km de Aracaju. O público poderá conhecer a experiência de ATHIS desenvolvida por meio de uma parceria entre o CAU/SE, Prefeitura de São Cristóvão e a Ong Soluções Urbanas.

 

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo