ARQUITETURA SOCIAL

Semana da Habitação: Conheça os impactos sociais dos projetos de ATHIS financiados pelo CAU Brasil

Debate foi mediado pela conselheira do CAU Brasil Camila Leal

 

Na 2ª Conferência da Semana de Habitação do CAU Brasil, foram apresentadas diversas experiências bem-sucedidas realizadas por organizações sem fins lucrativos em todo o país, que contaram com o patrocínio do CAU Brasil através do Edital de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Esses projetos evidenciam o impacto positivo na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, no planejamento adequado das cidades e na garantia do direito à moradia digna.

 

“No CAU estamos muito felizes em ver os resultados desses projetos. Isso nos esquenta o coração, saber que estamos tendo resultados e atingindo famílias em todas as situações”, afirma a conselheira do CAU Brasil Camila Leal. “Comemorar esses 15 anos de ATHIS vendo esses resultados nos impulsiona a seguir nesse caminho”.

 

Primeiro projeto apresentado foi o da Associação Veracidade: Recuperando áreas degradadas em São Carlos-SP. Objetivo é a prevenção de riscos socioambientais e recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Córrego Monjolinho. A produção de laudos técnicos colabora com o poder público municipal na regularização fundiária de dois núcleos urbanos informais, garantindo assim o direito à moradia digna para as famílias que vivem nas Ocupações Em Busca de Um Sonho e Em Busca por Moradia.

 

ASSISTA À APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO VERACIDADE:

 

 

BAIXE A APRESENTAÇÃO

 

Já a Ocupação Futuro Melhor, composta por um coletivo de mulheres que não conseguiam pagar aluguel, conta com o apoio da Fio Assessoria Técnica Popular para desenvolver estudos básicos de assentamento para apoiar o processo de regularização fundiária. Graças a essa iniciativa, a comunidade conseguiu evitar a ameaça de remoção por conta de uma Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura de São Paulo.

 

ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO PROJETO PLANO POPULAR PARA UM FUTURO MELHOR:

 

 

BAIXE A APRESENTAÇÃO

 

No Bairro da Coréia de Mesquita (RJ), uma equipe multidisciplinar busca reconhecer o território, estudar soluções arquitetônicas e urbanísticas, dialogar com os moradores e elaborar projetos e cartilhas de orientação técnica. A técnica do Teatro do Oprimido é utilizada como uma metodologia participativa para envolver a comunidade. A região sofreu danos socioambientais causados pelas enchentes de 2022, tornando ainda mais essencial o trabalho de mitigação dos impactos urbanos.

 

Com o apoio da Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais, uma organização social, a comunidade Anchieta, em São Paulo, tem recebido assessoria técnica para urbanização, regularização fundiária e mitigação dos riscos habitacionais. Um plano de ocupação foi elaborado com sugestões para ocupar o máximo do lote, proporcionando casas arejadas, iluminadas e ventiladas.

 

ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO PROJETO AUTOURB-REURB ANCHIETA

 

 

BAIXE A APRESENTAÇÃO

 

Em Maringá (PR), o Programa ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), sob a gestão do Secretário Estevão Palmieri , trouxe uma inovação importante ao dar acesso à moradia sem a necessidade de desapropriar o terreno. A lógica de demarcação de áreas em ZEIS foi invertida, permitindo que os proprietários dos lotes apresentem propostas para viabilizar a verticalização e autorização do empreendimento. Essa abordagem colaborativa resultou na assinatura de 2.732 apartamentos, sendo 90% deles destinados a famílias de baixa renda. O programa venceu o 1º Prêmio Cidades Sustentáveis em 2023, demonstrando o sucesso e a efetividade dessa iniciativa.

 

BAIXE A APRESENTAÇÃO

 

ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO PROJETO ZEIS

 

 

 

Projetos inspiradores como esses mostram o poder transformador da ATHIS. Com abordagens participativas, sustentáveis e focadas no direito à moradia digna, essas iniciativas estão fazendo a diferença nas vidas de milhares de famílias em diferentes regiões do Brasil. Por meio dos editais de fomento, o CAU Brasil desempenha um papel fundamental na construção de cidades mais justas e igualitárias.

 

Diversas atividades e debates estão programados para sensibilizar a população sobre a importância da ATHIS, além de capacitar os envolvidos na execução e prestação de contas dos projetos relacionados à ATHIS.

 

Confira a programação completa

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo