
Na 2ª Conferência da Semana de Habitação do CAU Brasil, foram apresentadas diversas experiências bem-sucedidas realizadas por organizações sem fins lucrativos em todo o país, que contaram com o patrocínio do CAU Brasil através do Edital de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Esses projetos evidenciam o impacto positivo na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, no planejamento adequado das cidades e na garantia do direito à moradia digna.
“No CAU estamos muito felizes em ver os resultados desses projetos. Isso nos esquenta o coração, saber que estamos tendo resultados e atingindo famílias em todas as situações”, afirma a conselheira do CAU Brasil Camila Leal. “Comemorar esses 15 anos de ATHIS vendo esses resultados nos impulsiona a seguir nesse caminho”.
Primeiro projeto apresentado foi o da Associação Veracidade: Recuperando áreas degradadas em São Carlos-SP. Objetivo é a prevenção de riscos socioambientais e recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Córrego Monjolinho. A produção de laudos técnicos colabora com o poder público municipal na regularização fundiária de dois núcleos urbanos informais, garantindo assim o direito à moradia digna para as famílias que vivem nas Ocupações Em Busca de Um Sonho e Em Busca por Moradia.
ASSISTA À APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO VERACIDADE:
Já a Ocupação Futuro Melhor, composta por um coletivo de mulheres que não conseguiam pagar aluguel, conta com o apoio da Fio Assessoria Técnica Popular para desenvolver estudos básicos de assentamento para apoiar o processo de regularização fundiária. Graças a essa iniciativa, a comunidade conseguiu evitar a ameaça de remoção por conta de uma Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura de São Paulo.
ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO PROJETO PLANO POPULAR PARA UM FUTURO MELHOR:
No Bairro da Coréia de Mesquita (RJ), uma equipe multidisciplinar busca reconhecer o território, estudar soluções arquitetônicas e urbanísticas, dialogar com os moradores e elaborar projetos e cartilhas de orientação técnica. A técnica do Teatro do Oprimido é utilizada como uma metodologia participativa para envolver a comunidade. A região sofreu danos socioambientais causados pelas enchentes de 2022, tornando ainda mais essencial o trabalho de mitigação dos impactos urbanos. Com o apoio da Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais, uma organização social, a comunidade Anchieta, em São Paulo, tem recebido assessoria técnica para urbanização, regularização fundiária e mitigação dos riscos habitacionais. Um plano de ocupação foi elaborado com sugestões para ocupar o máximo do lote, proporcionando casas arejadas, iluminadas e ventiladas.
ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO PROJETO AUTOURB-REURB ANCHIETA
Em Maringá (PR), o Programa ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), sob a gestão do Secretário Estevão Palmieri , trouxe uma inovação importante ao dar acesso à moradia sem a necessidade de desapropriar o terreno. A lógica de demarcação de áreas em ZEIS foi invertida, permitindo que os proprietários dos lotes apresentem propostas para viabilizar a verticalização e autorização do empreendimento. Essa abordagem colaborativa resultou na assinatura de 2.732 apartamentos, sendo 90% deles destinados a famílias de baixa renda. O programa venceu o 1º Prêmio Cidades Sustentáveis em 2023, demonstrando o sucesso e a efetividade dessa iniciativa.
ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO PROJETO ZEIS
Projetos inspiradores como esses mostram o poder transformador da ATHIS. Com abordagens participativas, sustentáveis e focadas no direito à moradia digna, essas iniciativas estão fazendo a diferença nas vidas de milhares de famílias em diferentes regiões do Brasil. Por meio dos editais de fomento, o CAU Brasil desempenha um papel fundamental na construção de cidades mais justas e igualitárias.
Diversas atividades e debates estão programados para sensibilizar a população sobre a importância da ATHIS, além de capacitar os envolvidos na execução e prestação de contas dos projetos relacionados à ATHIS.