ARQUITETURA SOCIAL

Semana da Habitação: Prefeitura de Rio Branco do Sul (PR) aposta em arquitetos(as) na gestão pública e ganha destaque nacional 

 

Na Semana da Habitação do CAU Brasil, a Prefeitura de Rio Branco do Sul (PR) trouxe para o debate os esforços da prefeita Karime Fayad para melhorar a qualidade de vida da população por meio da Arquitetura e Urbanismo. Com uma política habitacional transversal e estruturada, a prefeita, que é arquiteta e urbanista de formação, busca enfrentar os desafios enfrentados pelas famílias carentes e fortalecer a moradia como um direito de todos.

 

No município, 52% da população depende de benefícios sociais para viver. Para a prefeita, os programas de habitação são uma forma de entrar em contato com essas famílias e para enfrentar essa questão de forma mais abrangente, oferecendo suporte integral por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

Entre as realizações da prefeita-arquiteta, estão a aprovação da Lei Municipal de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), que possibilitou parcerias estratégicas com o CAU Brasil e o CAU/PR, além de projetos de extensão das universidades locais.

 

O Projeto Morar Bem Madre, financiado por meio do Edital de ATHIS do CAU Brasil, visa capacitar mão de obra feminina, promovendo a autonomia de mulheres na instalação de kits-moradia. Liderado pela arquiteta Adriane Nunes Ferreira, da Ambiens Sociedade Cooperativa, vai capacitar de 20 mulheres para usar os kits-moradia em suas casas.

 

Com o projeto do Escritório Modelo, a Prefeitura irá fornecer ATHIS em conjunto com o Cartão Reforma, possibilitando que 150 famílias recebam R$ 5.000 cada para melhorias habitacionais, com acompanhamento de arquitetos contratados pelo município. 

 

O mais interessante é que o Escritório Modelo será instalado em uma praça pública, permitindo que as pessoas vejam de perto a importância de contar com um arquiteto em suas construções e reformas.

 

Arquiteta Adriane Nunes Ferreira, da Ambiens Sociedade Cooperativa

 

Além disso, a prefeitura implementou outras medidas essenciais para a promoção de uma política habitacional completa, como o Aluguel Social para famílias em situação de vulnerabilidade, a elaboração do PLIS – Plano de Habitação e o Plano Diretor do município. O Tombamento de Patrimônio Histórico também evidencia o compromisso com a preservação da cultura e história local.

 

Com um total de 14 arquitetos, incluindo a prefeita Karime Fayad, atuando na Prefeitura, Rio Branco do Sul/PR mostra-se como um exemplo para outras cidades, demonstrando que uma política habitacional abrangente e bem estruturada é possível quando há empenho e dedicação.

 

CONFIRA A APRESENTAÇÃO

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo