Patrocínio Cultural

Semana do Patrimônio Cultural promove debates e ações de preservação em Caruaru

 

A Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, parte do calendário oficial da Fundarpe desde 2008, é um evento dedicado a ampliar e promover discussões com a população sobre a preservação do patrimônio cultural do estado. Este ano, o evento acontecerá em Caruaru, nos dias 21 e 22 de agosto, com uma programação distribuída em três eixos principais.

Um dos eixos será sobre oficinas para gestores, com foco em capacitação direcionada a gestores públicos e privados envolvidos com a preservação do patrimônio cultural.

Os outros dois são sobre ações educativas para estudantes, com atividades voltadas a alunos da rede pública de ensino, focadas na sensibilização sobre a importância do patrimônio cultural, e seminários para pesquisadores e gestores, Nesse caso, serão sessões de debates e apresentações voltadas para pesquisadores, estudantes, gestores e outros interessados na preservação cultural.

O evento celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto, em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), advogado, jornalista, escritor e criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com o objetivo de valorizar essa data significativa e promover a preservação do patrimônio cultural no interior de Pernambuco, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) sediará o evento deste ano, em parceria com várias instituições locais e estaduais. Entre os parceiros estão o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), a Prefeitura Municipal de Caruaru, o Instituto Histórico de Caruaru (IHC) e a Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL).

O evento é aberto à sociedade civil e busca fortalecer parcerias com outras instituições dedicadas à preservação cultural. Serão compartilhadas informações técnicas e discutidos projetos de valorização e preservação cultural, tanto em andamento quanto já realizados, com o intuito de fomentar a educação patrimonial de forma ampla e inclusiva.

As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser realizadas aqui.

(Com informações do CAU/PE)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/GO divulga propostas finalistas para Patrocínio Cultural 2024

Pular para o conteúdo