Evento

Seminário “Cidades Sustentáveis” promove debate sobre o futuro dos municípios

Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado do Rio de Janeiro (ABEA-RJ) promoverá o seminário “Cidades Sustentáveis” nos dias 31 de julho e 1° de agosto, no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124, Centro). O encontro reúne líderes e especialistas para discutir o futuro das cidades através de um olhar resiliente e sustentável com foco especial para o Rio de Janeiro.

No primeiro dia de evento (31 de julho), estão previstas diferentes palestras e oportunidades de networking, além de uma experiência no ‘metaverso’, que simula de forma realista o espaço físico. Já no segundo dia (1° de agosto), a equipe da ABEA-RJ realizará uma visita técnica e disponibilizará conteúdo exclusivo para os inscritos. Além disso, os cinco primeiros participantes que chegarem ao evento serão convidados a participar de uma visita guiada à unidade com práticas sustentáveis.

Para garantir sua presença neste debate e ganhar certificado de participação, se inscreva gratuitamente através do sympla.

 

Confira a programação completa:

 

31 DE JULHO

08h às 08h30 – Credenciamento

 

09h – ABERTURA

 

10h – Palestra magna

A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO DAS CIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Com Fernando Gabeira e Miriam Duailibi

 

12h às 13h – Intervalo para almoço

 

13h – Palestra seguida de debate

A RELEVÂNCIA DAS FLORESTAS URBANAS NO ÂMBITO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
Com Beto Mesquita e Sônia Peixoto

 

14h – Palestra seguida de debate

CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS – CASE DE SUCESSO“VIVEIRO CERRADO”
Com Gustavo Mendanha, Francisco Almeida e Marcella de Almeida

 

15h05 – Palestra seguida de debate

POLÍTICAS PÚBLICAS: ENERGIA – IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS NA SUSTENTABILIDADE

Com Wagner Victer e Heloisa Borges Esteves

 

16h – Palestra seguida de debate

DESENVOLVIMENTO URBANO NO CONTEXTO DAS CIDADES SUSTENTÁVEIS
Com Tomaz Amaral Lotufo e Ricardo Cardim

 

16h55 – Palestra seguida de debate

SOLUÇÕES SANITÁRIAS PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS
Com Juliana Carolina Alencar e Marília Melo

 

17h50 – Palestra seguida de debate

POLÍTICAS PÚBLICAS: TRANSPORTE – IMPACTOS NA SUSTENTABILIDADE
Com Nazareno Affonso e Eduardo Bernhardt

 

18h40 – ENCERRAMENTO

 

01 DE AGOSTO
Visita técnica a empreendimento sustentável

11h às 15h

 

Sobre os Participantes:

Fernando Gabeira é jornalista, escritor e político brasileiro, destacando-se por sua militância em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, além de sua contribuição significativa como deputado federal.

Miriam Duailibi é jornalista, escritora e educadora ambiental, conhecida por seu trabalho no Instituto ECOAR para Cidadania e em diversas organizações dedicadas à sustentabilidade e educação ambiental.

Beto Mesquita é engenheiro florestal e diretor de Florestas e Políticas Públicas da BVRio, com extensa experiência em projetos de conservação ambiental e gestão de áreas protegidas.

Sônia Lúcia Peixoto é bióloga e especialista em gestão de unidades de conservação, com ampla atuação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e no Ministério do Meio Ambiente.

Wagner Victer é engenheiro com vasta experiência. Ingressou na Petrobras há 37 anos. Victer esteve à frente da Secretaria Estado de Indústria Naval, Energia e Petróleo, foi presidente da Cedae e também é ex-secretário Estadual de Educação. Ao longo de sua carreira, tem contribuído significativamente em diversos setores, como energia, infraestrutura e saneamento.

Heloísa Borges Esteves é diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, advogada especializada em direito ambiental, diretora consultora jurídica para organizações e empresas de sustentabilidade, com expertise na legislação brasileira.

Juliana Alencar é engenheira ambiental e bióloga, com expertise em manejo sustentável de bacias hidrográficas e projetos de infraestrutura urbana.

Marília Melo é engenheira civil e especialista em recursos hídricos, atualmente Secretária Estadual de Meio Ambiente, com destacada atuação na gestão ambiental e políticas públicas em Minas Gerais.

Gustavo Mendanha foi prefeito de Aparecida de Goiânia e lidera projetos inovadores em cidades inteligentes e sustentáveis.

Francisco Almeida é engenheiro e presidente da Mútua Nacional, com vasta experiência em políticas públicas e desenvolvimento urbano.

Marcella de Almeida Castro Abrantes Linguitte é engenheira ambiental e advogada, com expertise em gestão ambiental e sustentabilidade urbana.

Tomaz Lotufo é arquiteto urbanista e permacultor, especialista em arquitetura de baixo impacto ambiental e sustentabilidade.

Ricardo Cardim é paisagista e botânico, reconhecido por seus projetos de restauração ambiental e contribuições para a conservação da biodiversidade urbana.

Nazareno Affonso é biólogo e mestre em ecologia, com experiência em conservação da biodiversidade na região Amazônica, coordenando projetos de preservação ambiental.

Eduardo Bernhardt é educador ambiental e diretor da Transporte Ativo. É especialista em coleta seletiva na ONG Ecomarapendi, e ministra Ecologia. Em 2019, coordenou a delegação brasileira na Conferência Velo-City em Dublin, promovendo a mobilidade sustentável.

 

(Com informações do CAU/RJ)

MAIS SOBRE: Evento

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bienal de Arquitetura Latino-americana 2025: chamada aberta para jovens arquitetos brasileiros

CAU/SP participará de edição local da CASACOR em Ribeirão Preto

CAU/PI convida para palestra sobre eficiência de estruturas de concreto armado

Pular para o conteúdo