Nos dias 10 e 11 de setembro de 2018 ocorreu em São Paulo o “Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos”, promovido pela Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, em co-realização com o CAU/SP e o curso de pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da FAU da Universidade Mackenzie, como apoio da CAPES.

Pelos links abaixo, você encontra uma síntese das três mesas de debates, com íntegras das íntegras das apresentações, vídeos e entrevistas.
FORTALECIMENTO TERRITORIAL, INSTITUCIONAL E GESTÃO
FINANCIAMENTO E SUSTENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO
DESENVOLVIMENTO LOCAL SOLIDÁRIO E FÁBRICA DE RESTAURO
Ao final do encontro, os participantes elegeram o slogan “Patrimônio Cultural Brasileiro exige respeito!” para sintetizar as conclusões, um conjunto de dez recomendações em defesa da preservação da memória material e imaterial do país. Entre elas, a constituição da Rede Brasil Patrimônio, organização a ser formada por entidades da sociedade civil em defesa do patrimônio, e propostas para a criação de assistência técnica pública gratuita para a preservação e uma loteria federal para o financiamento de habitação social e Patrimônio Cultural. Clique no link para saber mais:
Seminário exige respeito, recursos e ações concretas em defesa do Patrimônio Cultura
Uma décima primeira recomendação, específica para o Bixiga, bairro central que concentra 1/3 dos imóveis tombados de São Paulo, foi a criação de uma aliança reunindo todos os movimentos que lutam pela recuperação e preservação sustentável do lugar. A proposta inclui o estudo de viabilização de um fundo especifico a ser investido bairro com decisões democraticamente tomadas por sua população. O bairro será o primeiro beneficiado do projeto piloto da Fábrica de Restauro a ser criada pelo Mackenzie, tendo como objeto o Museu Memória do Bixiga, fundado há 37 anos e mantido até agora sem qualquer recurso público.

A triste coincidência da realização do seminário poucos dias após o devastador incêndio do Museu Nacional, motivou manifestações de protestos e conclamações a favor de ações urgentes, do Estado e da Sociedade, visando a proteção do Patrimônio Cultural do país. Os participantes do evento planejaram para o dia 29 de setembro um “abraço” no prédio do Museu Nacional.
Saiba mais:
AO VIVO: Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos
Seminário exige respeito, recursos e ações concretas em defesa do Patrimônio Cultural
Tragédia do Museu Nacional marca Seminário do Patrimônio