CAU/BR

Seminário de Gestão Inovadora de Bairros Históricos: cobertura completa

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2018 ocorreu em São Paulo o “Seminário Internacional de Gestão Inovadora de  Bairros Históricos”, promovido pela Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, em co-realização com o CAU/SP e o curso de pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da FAU da Universidade Mackenzie, como apoio da CAPES.

 

O evento foi realizado no auditório da Escola Americana da Universidade Mackenzie

 

Pelos links abaixo, você encontra uma síntese das três mesas de debates, com íntegras das íntegras das apresentações, vídeos e entrevistas.

 

FORTALECIMENTO TERRITORIAL, INSTITUCIONAL E GESTÃO

 

FINANCIAMENTO E SUSTENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO

 

DESENVOLVIMENTO LOCAL SOLIDÁRIO E FÁBRICA DE RESTAURO

 

 

Ao final do encontro, os participantes elegeram o slogan “Patrimônio Cultural Brasileiro exige respeito!” para sintetizar as conclusões, um conjunto de dez recomendações em defesa da preservação da memória material e imaterial do país. Entre elas, a constituição da Rede Brasil Patrimônio, organização a ser formada por entidades da sociedade civil em defesa do patrimônio, e propostas para a criação de assistência técnica pública gratuita para a preservação e uma loteria federal para o financiamento de habitação social e Patrimônio Cultural. Clique no link para saber mais:

 

Seminário exige respeito, recursos e ações concretas em defesa do Patrimônio Cultura

 

Uma décima primeira recomendação, específica para o Bixiga, bairro central que concentra 1/3 dos imóveis tombados de São Paulo, foi a criação de uma aliança reunindo todos os movimentos que lutam pela recuperação e preservação sustentável do lugar. A proposta inclui o estudo de viabilização de um fundo especifico a ser investido bairro com decisões democraticamente tomadas por sua população. O bairro será o primeiro beneficiado do projeto piloto da Fábrica de Restauro a ser criada pelo Mackenzie, tendo como objeto o Museu Memória do Bixiga, fundado há 37 anos e mantido até agora sem qualquer recurso público.

 

 
Palestrantes internacionais em visita ao Bixiga

 

A triste coincidência da realização do seminário poucos dias após o devastador incêndio do Museu Nacional, motivou manifestações de protestos e conclamações a favor de ações urgentes, do Estado e da Sociedade, visando a proteção do Patrimônio Cultural do país. Os participantes do evento planejaram para o dia 29 de setembro um “abraço” no prédio do Museu Nacional.

 

Saiba mais:

AO VIVO: Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos

Seminário exige respeito, recursos e ações concretas em defesa do Patrimônio Cultural

Tragédia do Museu Nacional marca Seminário do Patrimônio

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

Plenária aprova minuta de novo acordo com a Ordem dos Arquitectos de Portugal para mobilidade profissional

CIDADES

No Senado Federal, CAU Brasil propõe inclusão de ATHIS na reformulação do Minha Casa Minha Vida

PATRIMÔNIO CULTURAL

Seminário em Ouro Preto traça radiografia da legislação de patrimônio cultural

CIDADES

Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

Skip to content