PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Seminário destaca estudo de caso sobre preservação do patrimônio em Olinda

Juliana Cunha Barreto fala sobre a atuação da sociedade olindense na preservação do patrimônio (Foto: reprodução YouTube CAU/PE)

No dia 14 de agosto, em Olinda-PE, os participantes do seminário “Legados e Lições: um olhar sobre 60 anos da Carta de Veneza” acompanharam um estudo de caso sobre a participação popular na preservação dos bens culturais.

O estudo foi apresentado pela arquiteta e urbanista Juliana Cunha Barreto, doutora em Arquitetura, na Universidade de Lisboa(ULisboa), na linha de pesquisa de Conservação e Reabilitação. Atualmente, Juliana é coordenadora do Curso de “Conservação e Restauração em Patrimônio Cultural Edificado” da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O tema da palestra foi “Participação popular: 40 anos da atuação da sociedade olindense de defesa da Cidade Alta”. Juliana explicou que, durante seu mestrado, ela pesquisou sobre o envolvimento dos moradores do sítio histórico de Olinda nas causas preservacionistas. “Dentro do contexto da pesquisa, vejo a experiência do sítio histórico de Olinda bastante exitosa no contexto nacional da preservação, principalmente nos sítios históricos, que são considerados patrimônio mundial”, contou.

Juliana fez um resgate histórico de momentos marcantes de movimentos sociais em Olinda. Ela relembrou o Movimento Ribeira, em 1964, que foi uma ação promovida por artistas plásticos que foram de Recife para Olinda diante do contexto político da época. De acordo com Juliana, eles viram no sítio histórico de Olinda um local de refúgio, moradia e continuidade dos movimentos artísticos.

Ao longo das décadas seguintes, novos debates e movimentos também ganharam força em Olinda. Foi na efervescência desses movimentos, por exemplo, que houve a formalização da primeira Associação de Moradores de Olinda Antiga (1979-1980). Juliana destacou alguns objetivos importantes da Associação, como a proposta de promover e defender a qualidade de vida dos moradores da Olinda Antiga.

O seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza” teve uma programação extensa nos dias 13 e 14 de agosto. A transmissão foi feita pelo canal do YouTube do CAU/PE. Para quem não pôde acompanhar ao vivo, as palestras estão disponíveis no canal oficial do CAU/PE no YouTube.

Leia também:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carta de Veneza comemora 60 anos e é celebrada pelo CAU/MA em Pernambuco

Museu Casa de Rondon preserva patrimônio histórico de Rondônia

Preservação e Memória em Foco foram destaques do 2º Seminário TOPOS na UnB

Pular para o conteúdo