Começa nesta terça-feira (13), em Olinda-PE, o seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 anos da Carta de Veneza”. Integrando a Semana do Patrimônio de Pernambuco, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir a relevância contínua da Carta de Veneza na preservação do patrimônio cultural.
Os interessados podem acompanhar o seminário, que ocorre nos dias 13 e 14 de agosto, das 8h30 às 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CAU/PE.
A conselheira federal Graciete Guerra da Costa, coordenadora da Câmara Temática de Patrimônio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR), destaca a importância das atividades realizadas pela Câmara. “Este ano, em que celebramos os 60 anos da Carta de Veneza, o CAU/BR, por meio da Câmara Temática de Patrimônio, tem a oportunidade de apoiar e participar de eventos de grande relevância, como o 2º Seminário TOPOS na UnB (abril/2024), o Seminário Docomomo Norte-Nordeste (outubro/2024), o Simpósio Científico do ICOMOS em Ouro Preto (13 a 15/11/2024) e o Arquimemória 6 em Salvador (novembro/2024), e, entre outros”, comenta Graciete.
A conselheira reforça que esses eventos, tanto nacionais quanto internacionais, são fundamentais para explorar os novos desafios enfrentados pela política de preservação do patrimônio nacional, como o aumento do fluxo turístico, a pandemia, eventos extremos e as mudanças climáticas.
As discussões abrangem temas como o resgate de áreas centrais históricas degradadas, tecnologias aplicadas à preservação e novas práticas e entendimentos que têm aprimorado a visão sobre o patrimônio. Questões relacionadas à preservação de ruínas, patrimônio arquitetônico, urbanístico, arqueológico e paleontológico também estão na pauta.
A Carta de Veneza, criada em 1964, estabeleceu diretrizes para a conservação e restauração de monumentos, sítios e obras de arte. Sessenta anos depois, o patrimônio histórico enfrenta tanto as antigas ameaças quanto novos desafios, tornando fundamental o debate e o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas.
Para ampliar o alcance do debate, o seminário será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do CAU/PE, permitindo que interessados de todo o país possam participar. Não perca essa oportunidade!
Saiba mais:
60 anos da Carta de Veneza serão celebrados em seminário nos dias 13 e 14/08