CAU/BR

Seminário do Patrimônio debate estratégias e metodologias para preservação

A terceira mesa de debate do Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a valorização da arquitetura e urbanismo teve como tema as “Estratégias e metodologias para preservação”. Na ocasião, Cristina Barreiros, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU Brasil, destacou a preocupação do Conselho com as questões de preservação.

 

Cristina Barreiros, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU Brasil

 

Segundo ela, “precisamos estar sensíveis e atentos aos problemas e as dificuldades que profissionais envolvidos no tema têm enfrentado e buscar caminhos facilitadores e disseminadores dessas ideias para tornar, mas acessíveis a todos. Nós precisamos urgente capacitar nossos profissionais na área patrimonial, incentivar a formação continuada, promover editais e prêmios. Precisamos de políticas públicas mais comprometidas e valorizadas e especializadas em patrimônio, difundir emprego de novas tecnologias e exigir presença de especialistas em patrimônio. Nós precisamos dialogar com as instituições públicas e privadas criando facilitadores com entendimento na importância da preservação. As ideias são muitas e a gente quer ouvir mais”, enfatizou durante a abertura da mesa.

 

Alcília Melo, coordenadora do ICOMOS DOC e professora da Universidade Federal de Campina Grande, mostrou o trabalho do Centro de Documentação do ICOMOS, o papel do ICOMOS DOC e suas atuações, a importâncias dos acervos de arquitetura no Brasil e no mundo, exemplos de boas práticas e alguns caminhos estratégicos.

 

Alcília Melo, coordenadora do ICOMOS DOC e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 

 

“Documentar é a base de preservação. A gente não preserva sem documentar. É algo necessário. As cartas, os projetos, as plantas, os cortes, as perspectivas e os materiais que hoje a gente reconstrói e hoje a gente trabalha vêm da documentação”, explicou.

 

Ela mostrou como a rede ICOMOS atua em diversas localidades do país e citou que está à disposição de parcerias com os CAU/UF.

 

ACESSE O PPT DA APRESENTAÇÃO DE ALCÍLIA MELO

 

O ICMS patrimonial cultural com um recorte para o estado de Minas Gerais foi o tema da apresentação do presidente do ICOMOS Brasil e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flávio Carsalade. Ele mostrou que de acordo com a Lei 18.030/2009 há alguns critérios para o Programa de ICMS Cultural em Minas Gerais.

 

Flávio citou que são considerados o planejamento e política municipal de proteção do patrimônio cultural, educação patrimonial, fundo municipal de preservação do patrimônio cultural, inventário de proteção do patrimônio cultural, registro de bens imateriais e tombamento e registros.

 

“Em 2022, para o Programa ICMS Cultural em Minas Gerais, foram pontuados 814 municípios. Para muitas dessas cidades  são os maiores recursos que irão receber, tirando o fundo de participação. Há um alto interesse em preservação do patrimônio cultural”, explicou.

 

Ele comentou ainda que o CAU precisa pensar em políticas públicas para o patrimônio cultural. “Muitas questões precisam ser apoiadas financeiramente e institucionalmente. Mas também precisa pensar como influenciar administrações públicas e governantes com políticas públicas que sejam indutoras de proteção do patrimônio cultural e aumento de arquitetos e urbanistas nesse trabalho”, disse.

 

Flávio Carsalade, presidente do ICOMOS Brasil e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ao final do encontro, a debatedora da mesa, Maria Elisa Baptista, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), colocou dois pontos em questão para os participantes. A primeira sobre a popularização do conhecimento, cuidado e valorização do patrimônio com as comunidades locais e a segunda sobre como tornar a informação e conhecimento patrimonial existente em consultorias contratadas muitas vezes por meio de prefeituras em algo mais presente nos planos diretores.

 

ACESSE O PPT DA APRESENTAÇÃO DE FLÁVIO CARSALADE

 

Veja cobertura completa do 1º Seminário Nacional de Patrimônio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

17 de agosto: Dia Nacional do Patrimônio Histórico serve como um alerta em prol de políticas de preservação cultural

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

CAU Brasil instala Câmara Temática de Patrimônio Histórico

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Carta de São Luís é aprovada no 9º FIPA com foco na valorização do patrimônio e do bem-estar urbano

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

9º FIPA aponta a responsabilidade dos arquitetos e urbanistas como construtores do patrimônio do futuro

Skip to content