Tudo pronto para o seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 anos da Carta de Veneza”, que começa nesta terça-feira (13/8) em Olinda-PE, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Em reunião realizada ontem (12/8), no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), a comissão organizadora, formada por representantes do CAU/BR e dos CAU/PE, CAU/MG e CAU/RJ, fez os ajustes finais para o evento, que reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir a relevância contínua da Carta de Veneza na preservação do patrimônio cultural.
Para a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, o seminário é uma oportunidade única para refletir sobre os 60 anos de um dos documentos mais importantes na preservação do patrimônio cultural mundial. “É fundamental que arquitetos e urbanistas e os demais profissionais acompanhem o evento para enriquecer o debate e contribuir com soluções contemporâneas que respeitem e valorizem nossa herança cultural, tanto em Pernambuco quanto em todo o Brasil”, destaca.
Presentes à reunião, além da presidente Patrícia Sarquis Herden, o presidente do CAU/PE, Roberto Salomão, e os conselheiros federais Carlos Fernando de Andrade, Leila Marques, Rafael Tenório e Graciete Guerra da Costa, coordenadora da Câmara Temática de Patrimônio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR).
“O evento joga luz num dos marcos da história da arquitetura e urbanismo recente, promove a reflexão e lança bases para o futuro que precisa ser projetado hoje, amplificando tudo que aprendemos com o passado”, ressalta o conselheiro Rafael Tenório. “Outro ponto relevante é a iniciativa e o sentimento de que juntos somos muito mais fortes, impactaremos mais”, diz.
Para a conselheira federal Leila Marques, o principal desafio do evento será garantir ampla divulgação nacional do Edital Tripartite do Concurso de Ideias “Intervenções Contemporâneas em Bens Protegidos”. O concurso, promovido pelos CAU/UF de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, com o apoio do CAU/BR, será oficialmente lançado durante o seminário e busca envolver não apenas arquitetos e urbanistas, mas também estudantes de graduação interessados no tema do patrimônio.
Leila Marques destaca ainda que o seminário reúne todas as personalidades envolvidas na preservação do patrimônio. O evento é uma realização conjunta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), por meio da Câmara Temática de Patrimônio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA).
Os interessados podem assistir ao seminário, que ocorre nos dias 13 e 14 de agosto, das 8h30 às 17h30, pelo canal oficial do CAU/PE no YouTube.
Confira aqui a programação do evento.