O IV Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa (AEAULP), sobre o tema “A Lingua que Habitamos”, será realizado de 25 a 28 de Abril de 2017, em Belo Horizonte e Inhotim.
A quarta edição do seminário foca sua temática na importância da Arquitetura e do Urbanismo como Expressão Cultural, entendendo o fazer arquitetônico e urbano como uma síntese de técnica e manifestação das culturas. De acordo com a organização, “À dimensão cultural e à língua comum, também se associam investigações sobre a Arquitetura e o Urbanismo como Linguagem e as associações entre as expressões arquitetônicas e urbanas à diversidade do mundo lusófono”.
A organização está a cargo da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa (AEAULP), da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG) e da Associação Brasileira para o Ensino de Arquitetura (ABEA).
O Seminário se estrutura a partir nos seguintes Eixos Temáticos:
a) Raízes Comuns de uma Cidade com Futuro. Cidades Antigas, Novos Espaços
b) Desafios à Cidade. Facetas de uma (re)urbanização em ritmo acelerado.
c) Paisagens Culturais. A Paisagem Produtiva como Patrimônio
d) Criar com a Natureza, viver com a Natureza
e) A Cidade construída e a Cidade Sonhada
f) O Estilo como Idioma – a arquitetura como forma e como ambiência
g) Desejo e Memória
h) Morfologias urbanas e arquitetônicas na lusofonia, traços identitários?
A Língua que Habitamos
Assim como a linguagem a arquitetura também faz parte do patrimônio cultural de todos os povos. A organização do evento dialogá sobre o papel que a Arquitetura e o Urbanismo exercem no cultivo cultural, que de fato precisa ser observado. “O momento cultural em que vivemos é marcado por uma sobrevalorização da nossa dimensão individual e por um apagamento insistente da nossa dimensão coletiva. Habitamos espaços e paisagens, mas habitamos também a nossa língua, o universo em que se constroem e viajam as nossas ideias, a narrativa das nossas experiências, a comunicação do que aprendemos, a quem queremos ensinar estabelecendo a construção coerente da Cultura” afirma.
Cronograma
Chamada de Trabalhos 30/09/2016
Envio de resumos: 20/12/2016
Informe da seleção de resumos: 30/01/2017
Envio dos trabalhos completos para publicação: 20/02/2017
Publicado em: 23/09/2016