Reunindo as comunidades técnica, social e científica, o “IV URBFavelas – Seminário Internacional de Urbanização de Favelas” acontece de 20 a 23 de novembro na capital paulista.
Conforme a organização, o evento aborda “o permanente desafio de enfrentar a urbanização precária de nossas cidades, ampliando acessos e direitos para os moradores de assentamentos populares”.
A programação prevê visitas técnicas, apresentação de trabalhos e mesas temáticas:
Mesa 1: Brasil-favela: a política nacional recente.
Mesa 2: Cidade-favela: programas e ações de urbanização na américa latina.
Mesa 3: Favela-natureza: riscos, saneamento, mudança climática.
Mesa 4: Projeto-favela: as capacidades públicas de intervenção e manutenção.
A composição das mesas conta com membros da comunidade científica brasileira e latina, com profissionais de instituições governamentais e representantes de movimentos sociais.
Visitas
A programação contempla ainda visitas guiadas a um grupo diverso de territórios onde o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), por meio de seus editais, já fomentou ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).
O IV URBFavelas, que conta com apoio institucional do CAU/SP, é uma realização dos laboratórios de pesquisa LABHAB da FAUUSP e LEPUR, INCT Produção da Casa e da Cidade, e do Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA), sediado na UFABC.
(Com informações do CAU/SP)