CAU/BR

Seminário Internacional reunirá grandes nomes do BIM em evento online

O Seminário Internacional: A Era BIM já se consolidou como um dos principais eventos sobre a Modelagem da Informação da Construção da América Latina. Promovido pelo Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, com apoio institucional do CAU/BR, o evento será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro em formato online.

 

Nesta 4ª edição o seminário dará continuidade às discussões sobre os desafios envolvidos na adoção da Modelagem da Informação no Brasil. Passada a fase de difusão inicial das tecnologias, profissionais e empresas passam a lidar com novas e complexas questões, que envolvem tanto as potencialidades, os amplos usos do BIM, como dúvidas práticas sobre fontes de financiamento, plataformas de software, padrões e compatibilização de sistemas nas entregas para clientes.

 

Do ponto de vista dos incentivos públicos, o Brasil deu um passo significativo com o início das exigências, em janeiro de 2021, de utilização da metodologia em obras e serviços de engenharia contratados por órgãos da administração pública federal. A determinação, estabelecida no decreto federal nº 10.306/2020, é parte da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – EstratégiaBIM BR.

 

Outro marco regulatório importante é a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), sancionada em abril de 2021. O artigo 19 prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação.

 

No cenário global, a pandemia da Covid-19 acelerou discussões sobre a necessidade de adoção da cultura ESG pelas organizações, ou seja, pautada em boas práticas ambientais, sociais e de governança. Por seu caráter colaborativo e por permitir a avaliação de todo o ciclo de vida de um empreendimento, o BIM apresenta-se como aliado da sustentabilidade. 

 

Mais de 40 experts em BIM

 

A programação do seminário foi pensada considerando o contexto atual e o estágio da utilização do BIM no Brasil. A curadoria é do arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, prof. Dr. Da Universidade Mackenzie e VP de Arquitetura do Sinaenco

 

O evento contará com a participação de mais de 40 palestrantes. Dentre eles o professor australiano Dominik Holzer, autor do ‘BIM Manager Handbook’, do professor da Penn State (USA) José Pinto Duarte, do arquiteto Daniel Fernandes, autor do projeto do estádio da Copa do Qatar em 2022, e da arquiteta Fernanda Machado que vai apresentar o fantástico Case de restauração do Museu do Ipiranga, em São Paulo.

 

As inscrições para o seminário já estão abertas. Os arquitetos e urbanistas inscritos nos CAU/UF pagarão R$ 200,00 (com desconto), até 19 novembro, às 23:59. No terceiro lote que irá até o dia 30/11, o valor com desconto para os profissionais registrados no  CAU será de R$ 250,00.

 

 Confira a programação completa e faça sua inscrição aqui – https://doity.com.br/4-seminario-internacional-a-era-bim

 

Fonte: SINAENCO

 

 

MAIS SOBRE: CAU/BR

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo