CAU/UF

Seminário interno discute projeto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo

O CAU/SP realizou nesta quarta-feira, dia 26/09, em São Paulo/SP, um seminário interno sobre “Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo”. A atividade reuniu os conselheiros paulistas para discutir o projeto criado pelo CAU/BR como instrumento de estímulo a qualidade do ensino na graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

 

Na abertura do encontro, o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, apresentou um breve histórico das ações desenvolvidas pelo CAU, desde a sua criação, na defesa da excelência na formação dos profissionais, em especial na perspectiva da criação de um selo de qualidade de cursos a ser outorgado pelo Conselho. Geraldine ressaltou que “essa é uma das vertentes de aferição da qualidade de ensino” e destacou ainda que, “além dela, temos outras a fortalecer”.

 

Seminário realizado em São Paulo discutiu projeto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo

 

Em seguida, Andrea Lucia Vilela Arruda, Conselheira representante das Instituições de Ensino e Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, fez uma apresentação detalhada do Projeto do Sistema de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo, aprovado pelo Plenário do CAU/BR em 2016.

 

Após a apresentação, um debate reuniu o Coordenador da Comissão de Ensino do CAU/SP, José Antonio Lanchoti, o professor e ex-presidente do CAU/SP (2015-2018), Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, o ex-presidente da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), Sergio Roberto Kieling Franco, e o Presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Vieira de Andrade Junior.

 

José Antonio Lanchoti, Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, Sergio Roberto Kieling Franco, e o Presidente da Direção e Nivaldo Vieira de Andrade Junior

 

Ao final do encontro o Presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, que também prestigiou a atividade, destacou a importância do projeto e do envolvimento do CAU/SP nessa iniciativa. Para ele, esse é um trabalho “que deve ser feito com todas as mãos e cabeças preocupadas e responsáveis por esse momento de afirmação do Conselho profissional, que vem se diferenciando justamente pela atuação e o compromisso com a sociedade, com a formação e as atribuições dos profissionais”.

 

No dia 20/09, a Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP aprovou por unanimidade minuta de convênio de cooperação técnica entre o Conselho paulista e o CAU/BR para desenvolvimento de ações conjuntas visando a implantação e execução do Projeto Piloto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo.

 

Esse texto, publicado às 15H54 de 01/10/18, foi reeditado às 16h39 do mesmo dia, corrigindo informação do subtítulo que dizia que o CAU/SP aprovara a minuta do convênio. O correto é o que consta no texto da matéria: a  aprovação se deu no âmbito da CEF do CAU/SP

 

(Fonte: CAU/SP)

MAIS SOBRE: CAU/UF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

Pular para o conteúdo