Clipping

Seminário Nacional de Urbanismo debate ATHIS e regularização fundiária

Edição de 11 de novembro de 2020. Veja mais: Agência Brasil: Plataformas orientam eleitores e prefeitos sobre agenda ambiental

 

Edição #1.192

Brasília, 11 de novembro de 2020

 

 

DESTAQUES

 

 CAU/BR: Seminário Nacional de Urbanismo debate ATHIS e regularização fundiária

Foram apresentados números impressionantes sobre a realidade urbana brasileira e como os arquitetos e urbanistas brasileiros podem atuar na transformação

 

Agência Brasil: Plataformas orientam eleitores e prefeitos sobre agenda ambiental

Portais trazem exemplos, dados e legislações

 

UIA2021Rio: Uma conversa com Maria Elisa Baptista e Nivaldo Andrade sobre os rumos do IAB

A revista Projeto convidou para um bate-papo a nova presidente eleita da Diretoria Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DN, triênio 2020-2023), Maria Elisa Baptista (MG), e o seu antecessor no cargo, o arquiteto Nivaldo Andrade (BA)

 

IAB-BA: UFBA realiza 6° Seminário Salvador e suas cores

Começa na próxima segunda-feira (16) o ‘’Seminário Salvador e Suas Cores 2020: Ensino, Pesquisa e Extensão das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e África’’.

 

Revista Projeto: Votações abertas: Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs 2020

O certame, promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande Sul (Saergs), admite nesta fase a participação de arquitetos e urbanistas residentes no estado para comporem a votação, aberta até 20 de novembro

 

 

SEMINÁRIO NACIONAL DE URBANISMO

 

 

CAU/BR: Presidente do CAU/BR defende gestão comprometida com planejamento urbano

CAU/BR: Pesquisadoras da UnB falam sobre Cartografia Urbana da Covid 19 sob recorte de gênero

 

 

 

CARTA AOS CANDIDATOS MUNICIPAIS

 

 

CAU/AC: Dia Mundial do Urbanismo: Data é comemorada em 8 de novembro

CAU/SC: Eleições municipais: CAU/SC e CAU/RS lançam propostas para cidades inclusivas e sustentáveis

 

 

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

 

 

CAU/AC: Campanha do CAU ressalta importância do arquiteto e urbanista na pandemia

CAU/MG: Campanha do CAU ressalta importância do arquiteto e urbanista na pandemia

 

 

ENSINO

 

 

CAU/PI: CAU/PI e IPOG oferecem meia-bolsa em curso de pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo

 

 

PRÊMIOS

 

 

CAU/MT: A Cooperativa dos Profissionais do Habitat do Rio de Janeiro (CoOperaAtiva), sociedade privada sem fins lucrativos criada em 1990, recebeu no Prêmio FPAA 2020 a Menção Honrosa na categoria Habitat Popular.

CAU/SP: Parabéns à arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, primeira mulher brasileira a receber o prêmio máximo concedido pela Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA).

 

 

 

#BastaDeMortesNoTransito

 

 

G1: Suspeito de dirigir carro que atropelou e matou ciclista em SP se apresenta à polícia e é indiciado

G1: Ciclista de 21 anos morre após ser atropelada por carro no DF

 

 

 

CAU

 

 

CAU/AL: Mercado de trabalho: Confira oportunidades em editais, concursos e licitações

CAU/DF: CAF aprova proposta de Plano de Empregos, Carreiras e Salários

CAU/PI: Em Portaria, CAU/PI regulamenta processo de suspensão de registro a profissionais e empresas por débitos junto ao Conselho

CAU/RJ: Arquitetura hospitalar é tema do novo livro de Luiz Carlos Toledo

CAU/RJ: Documentário “Cidades Possíveis” revisa pontos importantes da AGENDA 2030 da ONU

CAU/RS: Pela qualidade das obras públicas: mais uma vitória contra o pregão

CAU/SC: Plenária aprova indicações para o prêmio “Honra ao Mérito em Arquitetura e Urbanismo” na próxima sexta

CAU/TO: CAU/TO recebe membro da comissão de transição do presidente do CREA/TO

 

 

 

INSTAGRAM

Confira alguns destaques (Também no Facebook):

 

CAU/BR: Promover políticas públicas para cidades sustentáveis, especialmente, nas áreas de segurança, infraestrutura, espaços públicos, mobilidade urbana, moradia digna, meio ambiente. Aliado a isso, os gestores precisam humanizar as cidades e gerar inclusão social como prioridades.⠀

CAU/BR: Nesta quarta-feira (11), às 19h, o Canal do UIA2021RIO no YouTube apresenta um programa especial com o cineasta Eduardo Goldenstein, diretor da série Cidades Possíveis. ⠀

CAU/AM: O projeto feito pelo arquiteto contém em si uma previsão de cada detalhe.

CAU/BA: Os trâmites do processo de aquisição de imóvel para sede do CAU/BA estão avançando.

CAU/DF: Em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (9/11), a Comissão Permanente de Administração, Planeamento e Finanças (CAF) do CAU/DF aprovou os ajustes no Plano de Empregos, Carreiras e Salários, enviando a proposta para análise do Conselho Diretor.

CAU/ES: Faltam 20 dias para a bater a meta de R$ 10.000,00 para construção da segunda etapa da “Casa do Parque”.

CAU/GO: Seguem abertas, até dia 25, as inscrições para os editais de patrocínio de projetos culturais e de habitação social do CAU/GO.

CAU/GO: Sou arquiteto, e agora?

CAU/MT: O CAU/MT inaugurou no mês de agosto seu escritório descentralizado no município de Primavera do Leste.

CAU/MT: Mostra ATHIS – MT > Vem ver as temáticas enviadas para a nossa prosa sobre as práticas em ATHIS no Estado de Mato Grosso.

CAU/MS: A Comissão Temporária para Equidade de Gênero do CAU/MS realizou nesta terça-feira (10) a 7ª Reunião Ordinária, quando anunciaram a realização de uma live com a arquiteta e urbanista Daniela Sarmento, no dia 25 de novembro.

CAU/MS: A morte de Marina Kohler Harkot, 28 anos, na madrugada do último domingo (8), em São Paulo, causou comoção entre defensores de melhores políticas de mobilidade urbana.

CAU/MG: Transformar um espaço de 35 m2 em um local aconchegante no Edifício Copan, um marco na paisagem de São Paulo, foi um dos desafios desse projeto que uniu praticidade e beleza.⠀

CAU/PE: Aqui estamos nós mais uma vez lembrando você de cuidar da sua saúde! O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, ocorrendo com mais frequência entre os maiores de 50 anos.

CAU/PI: A arquiteta e urbanista Marina Fernandes Carvalho (@marinaarquitetura) desenvolve uma pesquisa para entender a presença de mulheres em canteiros de obras em Teresina a partir de observações da sociedade.

CAU/PI: Em Portaria, CAU/PI regulamenta processo de suspensão de registro a profissionais e empresas por débitos junto ao Conselho

CAU/RJ: Vitória: O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, em Segunda Instância, manter suspensos os efeitos da Lei Municipal 219/2020, que ficou conhecida como “Lei do Puxadinho”.

CAU/RJ: Hoje tem lançamento do livro “Feitos pra Curar”!

CAU/RN: O CAU/RN enviou aos candidatos a prefeitos uma Carta com pontos importantes e que precisam constar nas propostas de Governo.

CAU/RS: Após ação do CAU/RS, liminar suspende edital de pregão eletrônico promovido pela UFCSPA.

CAU/RS: As votações para o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano Saergs 2020 estão abertas!

CAU/RS: CARTA DAS (DOS) ARQUITETAS(OS) E URBANISTAS ÀS CANDIDATAS E AOS CANDIDATOS >> Uruguaiana <<

CAU/TO: Somente um profissional da arquitetura e urbanismo é preparado para efetuar essas mudanças com responsabilidade, segurança e economia.

 

 

 

LIVES E WEBINÁRIOS

 

 

CAU/DF: Nesta quinta-feira (12/11), o Sinduscon-DF convida arquitetos(as) e urbanistas do Distrito Federal a participarem da 5ª Oficina do Grupo de Trabalho de Conservação do Patrimônio.

CAU/RJ: A estreia do 2° episódio da série “Cidades Possíveis é nesta quinta-feira, 12 de novembro, às 19h, mas o cineasta e diretor da produção Eduardo Goldenstein participa de programação exclusiva amanhã no canal do UIA2021RIO no YouTube.

CAU/RS: Participe do 11º Seminário de Ensino e Formação CAU/RS

ArchDaily: Cidades Possíveis – Live UIA2021RIO

 

 

 

ENTIDADES

 

 

FNA: GT de Comunicação alinha projetos para 2021

FNA: Viver a Cidade é Construir o Futuro: Santa Catarina mostra o que é preciso melhorar

 

 

 

ESPECIALIZADOS

 

 

ArchDaily: Como aproveitar o espaço embaixo da cama?

ArchDaily: Energia solar é fonte de eletricidade mais barata da história

ArchDaily: Foster + Partners divulga novas imagens da Tulip Tower em Londres

ArchDaily: Em meio à pandemia de Covid-19, reserve um tempo para se reconectar com a natureza

ArchDaily: Casas brasileiras: 14 residências com esquadrias de madeira

ArchDaily: Os benefícios da biofilia para a arquitetura e os espaços interiores

ArchDaily: Como podemos transformar nossas cidades com o uso da tecnologia?

Casa Abril: Ruy Ohtake assina coleção de cubas inspirada nas formas da natureza

Casa Vogue: Revelados os detalhes do novo Museu Coreano de Urbanismo e Arquitetura

Casa Vogue: As melhores fotos de arquitetura de 2020

Revista Projeto: Exposição discute coletivo e urbano no Parque Ibirapuera

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

 

Correio Braziliense: Vaquinha na construção garante viabilidade de empreendimentos imobiliários

Gazeta do Povo/Haus: Renomado arquiteto francês assina resort esculpido em colinas na Arábia Saudita

Valor Econômico: Orçamento público deve diminuir desigualdades

 

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de atualização – Canais de atendimento do CAU/BR permanecem por e-mail e via UFs durante Estado de Calamidade no RS

Nota Oficial – Mudança temporária nos canais de atendimento do CAU/BR

CAU/BR se solidariza com a população do Estado do RS e autoriza a dispensar recolhimento de RTT para recuperação dos danos

Pular para o conteúdo