CATEGORIA

Seminário nacional discute arquitetura e urbanismo modernos no Recife

A capital pernambucana sedia, entre 16 e 22 de abril, a 11ª edição do Seminário Nacional DOCOMOMO Brasil, promovido pela organização não-governamental DOCOMOMO Brasil. O encontro vai reunir conferências e exposições que suscitam reflexões sobre o Movimento Moderno no Brasil através de boas práticas relacionadas a áreas diversas, como arquitetura, urbanismo, design, artes plásticas, fotografia, literatura e moda.

 

A abertura do Seminário acontece com o lançamento da exposição “Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio”, que ficará em cartaz na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, durante o tempo de duração do seminário. A mostra, que reúne maquetes e desenhos originais do arquiteto baiano, será inaugurada no dia 16/04, às 17h. O público poderá vê-la entre os dias 17 e 22/04, no horário entre 12h e 20h. No dia 22, haverá visita guiada da exposição com o professor de arquitetura Nivaldo Andrade Júnior (UFBA), para os participantes do Seminário.

 

Ao longo da programação – que está disponível integralmente no site do evento – haverá debates sobre como a arquitetura e o urbanismo vêm influenciando o processo de modernização no País. Os painéis, que acontecem no Museu da Cidade do Recife (MCR), contemplarão temas como Arquitetura e Estado, Conservação e Restauro, Projeto e Técnicas Construtivas, Paisagismo e Arquitetura em Revista. Também no MCR haverá duas mostras – uma sobre Arquitetura Moderna na América Latina e outra sobre reuso em edifícios na Holanda.

 

Na pauta do Seminário constam ainda exibições de filmes no Cinema São Luiz. A seleção audiovisual inclui obras como “Wandenkolk”, “Artigas: o Arquiteto e a Luz” e “Brasília Teimosa”. “São atividades que ajudarão a fomentar discussão e reflexão aos estudiosos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, além daqueles envolvidos com sua conservação”, pontuou Fernando Diniz, conselheiro do CAU/BR por Pernambuco, que integra o comitê organizador do evento.

 

Para participar das atividades é preciso se inscrever previamente, através do site http://www.seminario2016.docomomo.org.br/. Mais informações pelo telefone (81) 3355-3106 ou através do e-mail [email protected].

 

Publicado em 15/04/2016

Fonte: CAU/PE

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo