Começou em Ouro Preto nesta quarta, 13 de julho, a programação do 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e Urbanismo. O evento reúne arquitetos e arquitetas, representantes de organizações da área e pesquisadores até o próximo sábado, 16, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Objetivo é debater a valorização do patrimônio material e imaterial brasileiros. A programação prevê palestras, oficinas e a realização do 1º Encontro Nacional de Patrimônio dos CAU/UF e entidades. Promovido pelo CAU Brasil, por meio das Comissões de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e de Política Profissional (CPP), o Seminário Nacional de Patrimônio é realizado em conjunto com o CAU/MG e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da UFOP.
Na Mesa de Abertura, a 1ª vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento, afirmou que este evento dá continuidade aos debates realizados no Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos, que aconteceu em 2018, na cidade de São Paulo (veja aqui). “Naquele encontro, muitos projetos começaram a ser construídos. Temos vários desafios para aprofundar e outros que já estão compreendidos”, disse. “Este Seminário é um momento precioso e queremos dar um passo à frente. Mudar o nosso país depende da nossa ação”.

Daniela lembrou ainda que os debates desta semana devem refletir as propostas da Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos das Eleições 2022, proposta pelo CAU Brasil e pelo Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU). Uma das 20 propostas da Carta é o restabelecimento dos Ministérios da Cultura e das Cidades, resgatando as políticas públicas de proteção e recuperação do patrimônio cultural material e imaterial e da paisagem.
Leia aqui a Carta aos Candidatos das Eleições 2022
A presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, fez um resgate do processo de construção do encontro, destacando a importância de se realizar a reunião mensal do Fórum de Presidentes dos CAU/UF simultaneamente ao evento. “Amanhã todos os CAU/UF estarão pensando juntos os rumos do nosso patrimônio, não só nos núcleos históricos do Sudeste, mas em todas as regiões do Brasil”, disse ela, que também exerce a função de coordenadora do Fórum. “Que estas ruas capistranas nos inspirem e tragam luz pra pensar rumos para o nosso futuro”.
Confira a íntegra da mesa de abertura:
Representando a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a professora Sandra Nogueira chamou atenção para a oportunidade dos debates arqitetônicos sobre Patrimônio Cultural justamente no período em que a cidade retoma o tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto, suspenso há dois anos em função da pandemia de covid-19. “Este palco potencializa as discussões e possibilita que surjam aqui debates positivos e críticos”, disse.
Da mesma forma, a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e coordenadora do CEAU, Eleonora Mascia, lembrou ainda da tragédia urbana e ambiental que a cidade vivenciou em janeiro, por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade. “Estamos não apenas numa cidade histórica, mas em um território que também sofre com o desmonte de políticas públicas importantes para a preservação do patrimônio”, afirmou. “Este momento requer união e precisamos das entidades atuando junto ao CAU para fortalecer a nossa pauta comum”, disse.

A partir deste encontro, o CAU propõe criar uma Câmara de Patrimônio, para fazer a interlocução com órgãos e entidades que se relacionam com o patrimônio material e imaterial, abordando temáticas como conjuntos urbanos, edificações, sítios e acervos de valor arquitetônico, histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Veja cobertura completa do 1º Seminário Nacional de Patrimônio
Confira a programação abaixo:
13/07 – QUARTA-FEIRA
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP
- Aberto ao público
- Requer inscrição – INSCREVA-SE AQUI
- Transmissão ao vivo
Programação:
8h30: Credenciamento
9h: Mesa de Abertura
9h40: Palestra de Abertura com o arquiteto e urbanista Leonardo Castriota. Tema: Patrimônio Cultural
10h30 – Intervalo
11h – Mesa 1 – Política Nacional de Arquivos de Arquitetura
12:30 – Intervalo para almoço
14h30 Mesa 2 – Articulações Institucionais para defesa do Patrimônio como uma questão urbana
16h00 Mesa 3 – Estratégia e metodologia para a preservação
17h30 – Intervalo
18h00 – Palestra com o arquiteto e urbanista Günter Behrendt Weimer. Tema: Patrimonio Vernacular
14/07 – QUINTA-FEIRA
14h30: 1º Encontro Nacional de Patrimônio dos CAU/UF e entidades – Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP
- Exclusivo para representantes dos CAU/UF
- Formato híbrido – presencial e on-line
- Requer inscrição – INSCREVA-SE AQUI
19h30: Mesa “Reflexões sobre o Patrimônio Brasileiro” – Local: Teatro Municipal – Casa da Ópera
- Requer inscrição – INSCREVA-SE AQUI
Palestra de Nivaldo Andrade (Professor UFBA )
Debatedores:
Nádia Somekh – Presidente do CAU/BR
Marcos Olender – Professor UFJF
Leonardo Castriota – Professor UFMG
Flávio Carsalade – Professor UFMG / ICOMOS
15/07 – SEXTA-FEIRA
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP
- Requer inscrição – INSCREVA-SE AQUI
10h às 13h – Oficina de Patrimônio – Sistema Nacional de Preservação do Patrimônio
Diretrizes para a proteção do Patrimônio Cultural Tombado, institui a Política Nacional do Patrimônio Cultural Tombado, o Fundo Nacional do Patrimônio Tombado – FNPT
10h às 13h – Oficina de Patrimônio – Câmara Temática
Diretrizes para a criação da Câmara temática de Patrimônio
14 às 18h – Visita Técnica organizada pelo CAU/MG
16/07 – SÁBADO
9h às 12h – Visita Técnica organizada pelo CAU/MG