Assistência Técnica

Seminário sobre Athis reúne profissionais em debate e palestras com especialistas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí promoveu na noite de segunda-feira (14), o I Seminário de Assistência Técnica Habitacional de Interesse Social (Athis) do CAU/PI. O evento reuniu estudantes, profissionais, professores e contou com duas palestras ministradas por especialistas de alto nível. A primeira palestra foi ministrada por Mariana Estevão, fundadora da ONG Soluções Urbanas. A segunda foi ministrada por Gilson Paranhos, atual presidente diretor da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal.

 

Intitulada de “Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Melhorias Habitacionais – A experiência da ONG Soluções Urbanas com o Projeto Arquiteto de Família”, a palestra da Mariana Estevão citou as formas de financiamento para as obras realizadas pela ONG. A arquiteta também ressaltou a relevância social dos projetos relacionais a Assistência Técnica Habitacional de Interesse Social e mostrou vídeos com o passo a passo de projetos desenvolvidos pela ONG Soluções Urbanas.

 

Já Gilson Paranhos, abordou de forma didática os principais desafios encontrados no Poder Público para viabilizar projetos, criticou o excesso de burocracia, explicou que é preciso construir uma relação de confiança com a população carente para que ela acredite nas propostas de habitação social do governo. O especialista ressaltou ainda que é preciso ter criatividade para vencer as barreiras políticas que impedem o bom andamento de projetos públicos e defendeu a contratação de projetos públicos através de concurso e priorizar a regularização fundiária para as classes com menor poder aquisitivo.

 

O presidente do CAU/PI, Emanuel Castelo Branco, agradeceu aos presentes e afirmou que o evento cumpriu seu objetivo ao abordar um tema tão importante.     “Faz parte da nossa programação levar a sociedade o entendimento que a arquitetura pode ser feito em todas as classes sociais, incluindo famílias de baixa renda, que muitas vezes não possuem poder aquisitivo e que podem ser auxiliadas por um arquiteto, que vai prestar o serviço através de um planejamento feito pelo CAU. Reunimos aqui especialistas que trazem experiências bem sucedidas de Brasília e São Paulo, e mostram que a arquitetura é fundamental na vida das pessoas e pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida dessas famílias”, disse o presidente do CAU/PI.

 

Entre os presentes, estavam o vice-presidente do CAU/PI, Humberto Gonzaga, o presidente do Creci, Nogueira Neto, os conselheiros do CAU Thais Ibiapino, Fabrício Escórcio, Gerardo Fonseca, Aracelly Magalhães, Normandes Malta e o atual conselheiro federal Sanderland Ribeiro e seu suplente, Wellington Camarço.

 

O evento ocorreu no auditório do Rio Poty Hotel, no bairro Ilhotas, na zona sul de Teresina.

 

Fonte: CAU/PI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Liminar reafirma posição do CAU/RS sobre registro profissional

CAU/SP promove roda de conversa na Itu Casa Decor Select

CAU/BR debate mudanças em regras do exercício profissional de arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo