O Seminário da Câmara Temática de Patrimônio: Do Histórico-Cultural ao Ambiental, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), começou nesta terça-feira (12/11), no Museu Boulieu, em Ouro Preto/MG. O evento, que segue até quarta-feira (13/11), reúne representantes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados (CAU/UFs) e do ICOMOS 2024, um dos principais fóruns globais sobre patrimônio cultural.
O ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) é uma organização internacional não governamental dedicada à conservação do patrimônio cultural. Este ano, a Assembleia Geral e o Simpósio Científico do ICOMOS acontecem até 15 de novembro no Teatro Municipal – Casa da Ópera e na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Com o tema “Revisitando a Carta de Veneza: perspectivas críticas e desafios contemporâneos”, o evento conta com apoio do CAU/BR e CAU/MG.
Coincidindo com o ICOMOS 2024, o seminário do CAU/BR apresenta o “estado da arte” do patrimônio cultural nos estados brasileiros, incluindo cartilhas e iniciativas locais em áreas que contemplam, entre outros, patrimônio arquitetônico, arqueológico e ambiental.
A abertura contou com a presença da coordenadora da Câmara Temática de Patrimônio do CAU/BR, Graciete Guerra da Costa; da coordenadora da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/BR, Carla Tames; do presidente do ICOMOS, Flavio Carsalade; do presidente do Instituto Boulieu, Zaqueu Astoni Moreira; do presidente do CAU/RR, Nikson Dias; da presidente do CAU/MG, Cecília Fraga, e da professora e arquiteta Jussara Derenji.
“Este é um momento de destaque para os arquitetos, pois fortalece o intercâmbio de iniciativas de preservação cultural em todas as regiões do país”, afirma Graciete Guerra da Costa. A coordenadora destaca que, sob a gestão de Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/BR, a Câmara Temática ganhou amplitude, contando hoje com 32 especialistas de todas as regiões, incluindo a Amazônia. Entre os participantes estão Carlos Fernando Andrade (RJ), Ernesto Carvalho (BA) e João Dantas (DF).
Outro ponto alto do seminário é o desenvolvimento do Observatório do Patrimônio, uma plataforma que pretende monitorar e divulgar ações de preservação em todo o Brasil.
As apresentações de “Estado da Arte do Patrimônio” da terça-feira incluíram contribuições do Ceará, com Gerson do Amaral; Rondônia, com Felipe Fernandes; Pernambuco, com Sérgio Motta Lopes; e do Rio Grande do Sul, com Daniel Craidy.
Museu Boulieu: uma viagem pela Arte e pela História
Os participantes também visitaram o Museu Boulieu, que abriga uma coleção de peças oriundas de regiões colonizadas por países ibéricos, como a Ásia e a América Latina, incluindo o Brasil. Doado por Jacques e Maria Helena Boulieu, o acervo reflete a diáspora do Barroco e suas trocas culturais ao longo de 60 anos.
Para o presidente do Instituto Boulieu, Zaqueu Astoni Moreira, o seminário e o intercâmbio de conhecimento entre os CAU/UFs reforçam “o compromisso de democratizar o acesso e o reconhecimento do patrimônio cultural em todo o país”.