BIM

Seminário Solare reúne desenvolvedores internacionais de software livre para arquitetura e urbanismo

O arquiteto belga Yorik Van Havre, um dos desenvolvedores do FreeCAD, é presença confirmada no 1º Solare de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia. O evento acontece nos dias 30 e 31 deste mês, no auditório do condomínio da sede do CAU/RJ (Av. República do Chile). A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas a capacidade do espaço.

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

Yorik é formado em arquitetura pelo Instituto Supérieur d’Architecture St-Luc, em Bruxelas. Já morou e trabalhou na Bélgica, Japão, EUA, África do Sul, Mali, e mora no Brasil desde 2001. Sua experiência, adquirida em vários escritórios de arquitetura ao redor do mundo, inclui todo tipo de projetos, desde o design de mobiliário até o planejamento de cidades. O arquiteto é especialista em desenhos técnicos, modelagem 3D, renderização, animação, entre outras atividades, e membro ativo da comunidade de desenvolvedores do FreeCAD, com diversos artigos publicados.

 

O sul-africano Lloyd Bussio, diretor no escritório Urban Flux Studio, integra lista de palestrantes do seminário. Após décadas de experiência no setor da Arquitetura, iniciou o próprio escritório, onde desenvolve projetos e planos estritamente com softwares livres. Através de masterclass disponível na internet, Bussio ensina alunos como exercer a arquitetura de forma eficiente e mais econômica.

 

O 1º Seminário Solare de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia é uma realização da FNA, CAU/RJ, CAU/RS, CAU/MG, CAU/BR e CAU/PR. Outros CAU/UFs apoiam também a iniciativa, a exemplo do CAU/BA, CAU/MS e CAU/SP, assim como a FeNEA. A iniciativa tem como um dos objetivos o fomento do uso de softwares livres para o exercício da Arquitetura e Urbanismo. Palestras e mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais apresentarão avanços recentes na área, com foco na aplicação prática dos programas no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e modelagem 3D baseada na metodologia BIM.

 

O seminário contará com mesas de debate principais, que discutem a relação dos softwares livres com a democratização da arquitetura, políticas públicas e pesquisas acadêmicas, além do desenvolvimento dos programas. Confira, abaixo, programação completa.

 

Paralelamente ao evento, acontece a segunda edição da Imersão Solare. A iniciativa visa divulgar a aplicação dos softwares livres a partir de exemplos práticos. Podem participar da imersão estudantes e egressos das instituições de ensino superior públicas e privadas dos cursos presenciais de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro, que tenham sido indicados como membros da equipe pelos seus coordenadores de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

 

Coloque na agenda:

1º Seminário Solare de Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia Quando: 30 e 31 de outubro

Local: auditório do CAU/RJ

Inscrição pelo Sympla: https://bit.ly/seminariosolare

MAIS SOBRE: BIM

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

BIM

Entidades brasileiras unem esforços para impulsionar Tecnologia BIM na arquitetura

BIM

Modernização da Arquitetura: Manifesto de Apoio à Estratégia BIM BR será subscrito pelo CAU/BR

BIM

Presidente do CAU/BR participa do lançamento da Nova Estratégia BIM, no Palácio do Planalto

BIM

CAU Brasil participa de reunião do MDIC para recolher sugestões para retomada da Estratégia BIM-BR

Pular para o conteúdo