Com a coorganização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o Grupo de Pesquisa TOPOS – Paisagem, Projeto e Planejamento do programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB) realiza nos dias 4 e 5 de abril, em Brasília, o 2º Seminário TOPOS – Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos.
O evento visa estimular pesquisadores, professores, gestores e profissionais a pensar, conjuntamente, a importância de acervos e arquivos de urbanismo, em torno dos seguintes eixos balizadores:
- Saberes – Acervos e arquivos de Urbanismo para quê e para quem?;
- Manejos – Tipos de documentos, práticas e cuidados; e
- Feitos – Casos, experiências e perspectivas.
Com periodicidade bienal, objetiva também debater os procedimentos e modos de operacionalização referentes a acolhimento, triagem, armazenamento e acessibilidade dos documentos envolvidos.
Além dos membros do grupo de pesquisa, podem participar do seminário docentes, pesquisadores, discente e profissionais – arquitetos e urbanistas, arquivologistas, museólogos, biblioteconomistas, gestores públicos, planejadores urbanos e engenheiros de todo o Brasil e do exterior (países lusófonos). Também será aberto ao grande público interessado, abrangendo todas as faixas de renda e grupos sociais.
Para ampliar a divulgação dos debates e reflexões pautados durante o evento, as apresentações e debates realizados nas Mesas Temáticas serão gravadas e disponibilizadas ao público online no site: https://www.topospaisagem.org/.
Como resultado do evento será publicado, ainda neste ano, livro com textos escritos pelos palestrantes sobre o tema, assim como montada uma exposição com os principais documentos encontrados – exposição a ser promovida na Galeria Cristina Jucá (FAU-UnB) durante a semana do evento – fruto das pesquisas realizadas até agora no Acervo Coimbra Bueno (FAU-UnB).
Confira a programação a seguir:
Para mais informações, acesse o site do evento.