As diretrizes curriculares do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo foram debatidas em dois eventos, que contaram com a presença da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR. O Seminário Regional de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo, em Belém, no dia 14 de março; e o Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo, em Macapá, no dia 15 de março, foram promovidos, respectivamente, pelo CAU/PA e pelo CAU/AP.
Os Seminários abordaram, dentre outros temas, o perfil do egresso, eixos de conteúdo, componentes curriculares, habilidades e competências, infraestrutura e laboratórios necessários para a boa formação dos profissionais arquitetos e urbanistas.

Entre 2013 e 2015, a área de ensino de Arquitetura e Urbanismo formatou propostas de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso, com o apoio do CAU/BR. Essas sugestões foram encaminhadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para reflexão, discussão e aprovação, não concluída até o presente.
A partir disto, a CEF-CAU/BR, com a colaboração da Arquiteta e Urbanista convidada, Maria Elisa Baptista, vêm buscando sistematizar as contribuições à construção de novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Arquitetura e Urbanismo, oriundas de discussões realizadas pelo país. Nos encontros, a Comissão também busca apresentar o panorama de Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, atividades e projetos da CEF do CAU/BR e promover um amplo diálogo entre os profissionais da área e os membros da comunidade acadêmica.
Dentre as temáticas abordadas nos encontros, destacam-se os novos padrões e desafios dos cursos de arquitetura, novas tecnologias do ensino à distância, as diretrizes aplicadas no Brasil frente aos novos paradigmas do ensino da educação, os novos projetos integrados entre arquitetura e outras áreas, as questões contemporâneas do ensino e seu status atual no Brasil.
O Seminário Regional de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo, em Belém, aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro recebeu apoio institucional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA), e dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNAMA, Estácio, FAMAZ, FACI/Wyden, CESUPA e Esamaz.
O evento contou com a presença do presidente do CAU/PA, José Akel Fares Filho; o diretor da FAU-UFPA, Luiz de Jesus Dias da Silva; a delegada regional norte da ABEA, Elcione Maria Lobato de Moraes; a professora da FAU-UFPA, Roberta Menezes Rodrigues e o coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/PA, Neilton Dorea Rodrigues de Oliveira.
Durante o encontro, o Conselheiro Hélio Cavalcanti da Costa Lima ministrou a palestra “Conhecer o Ofício”, apresentando a formação relacionada ao contexto histórico da profissão. Os painéis de apresentação do seminário foram completados com a apresentação da Prof. Roberta Menezes e a iniciativa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) na UFPA.
O Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo, em Macapá, aconteceu na Universidade Federal do Amapá (Unifap). O encontro contou com a presença da Pró-reitora de Ensino de Graduação da Unifap, Prof. Elda Gomes Araújo; o coordenador da Comissão de Ensino e Formação, Ética e Exercício Profissional do CAU/AP, Adailson Bartolomeu; e a professora da Unifap Dra. Bianca Moro.
Durante o seminário, a Prof. Bianca Moro apresentou um projeto de extensão sobre as áreas de ressaca de Macapá, e por sua vez, o Arquiteto e Urbanista Adailson Bartolomeu expôs o potencial da participação de professores e alunos em concursos de Arquitetura e Urbanismo.
Confira abaixo o vídeo-relato do Seminário Regional de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo:
https://www.facebook.com/caubr/videos/427664268004416/
Em ambos os eventos, o Presidente da ABEA, João Carlos Corrêa, e a Arquiteta e Urbanista convidada Maria Elisa Baptista falaram sobre questões críticas do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, relacionando a regulamentação com as DCN. Para complementar, os profissionais apresentaram o texto-base da revisão das DCN, com os comentários e modificações pontuados.
O Presidente da ABEA, João Carlos Corrêa, destacou que o marco recente do problema de regulação de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo começaria na resolução do CNE-MEC de 2010. Há ameaças como o avanço indiscriminado do EAD, os deficits de aprendizado e o trabalho sobre a tecnologia.
A Coordenadora da CEF-CAU/BR Andrea Vilella, apresentou o histórico de ensino de Arquitetura no Brasil. A Arquiteta expôs, também, o panorama do ensino e os trabalhos da CEF-CAU/BR, destacando que o conselho está fazendo itinerância para divulgar e discutir sua pauta, bem como representações internacionais e inter-conselhos no Brasil.
A Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR é formada pela coordenadora Andréa Lucia Vilella de Arruda; a coordenador-adjunto Juliano Pamplona Ximenes Ponte; os conselheiros Joselia da Silva Alves, Humberto Mauro Andrade Cruz, Hélio Cavalcanti da Costa Lima, Roseana de Almeida Vasconcelos; e o analista Paul G. Beyer Ehrat. Durante as visitas, a CEF contou com a presença da convidada Maria Elisa Baptista.
Para o Presidente da ABEA, “Foi de extrema importância a participação de coordenadores, professores e alunos das escolas de arquitetura e urbanismo na discussão da proposta de reformulação das DCN para os cursos. A proposta para a DCN tem seguido uma linha de metodologia e discussão em todas as regiões do país onde pode-se entender as especificidades locais, suas culturas e expectativas.”