ASSESSORIA PARLAMENTAR

Senado deve votar Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista nesta terça-feira

 

Senado Federal deve votar nesta terça-feira, 12 de dezembro, o projeto de lei que institui o dia 15 de dezembro como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Oscar Niemeyer e à fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O Projeto de Lei da Câmara 213/2015 , está na pauta da Sessão Deliberativa Extraordinária do Senado desta terça-feira, com início previsto às 11h. A matéria foi pautada a pedido do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Arquitetos e urbanistas podem entrar em contato com os senadores de seu estado para pedir aprovação da matéria. Caso o projeto seja aprovado nesta terça, ele segue para sanção presidencial e promulgação da lei.

 

Veja aqui o Projeto de Lei do Dia do Arquiteto e Urbanista
Confira lista de contatos dos senadores de seu estado

 

A proposta foi apresentada originalmente pelo ex-deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que é arquiteto e urbanista e hoje prefeito de Canoas (RS), e foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Na audiência pública que debateu o estabelecimento legal da data comemorativa, em 2015, Luiz Carlos Busato destacou a importância dos colegas de profissão “para o desenvolvimento sustentável nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas” (leia aqui a íntegra do discurso). O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, lembrou que a gestão fundadora decidiu instalar o CAU no dia 15 de dezembro justamente para marcar a data de nascimento do profissional brasileiro mais aclamado mundo afora, Oscar Niemeyer. “Nós fizemos a nossa hora, o momento em que assumiríamos as rédeas de nossa profissão. Nós tivemos intenção, como queria o Lucio Costa. Por isso peço que aprovem esse dia para que fique na nossa lembrança a data natalícia de Oscar e a lembrança dos conselheiros federais e estaduais que fundaram o CAU, realizando o sonho de gerações de arquitetos que sonharam e tanto lutaram para esse momento. Nós fizemos, nós realizamos, nós tivemos a intenção”.

 

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), também arquiteto e urbanista, destacou que o ato “expressa o reconhecimento e importância destes profissionais, tão relevantes para o desenvolvimento nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas”. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), no relatório apresentado à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, defendeu que “a instituição de data anual para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista tem duplo valor: o de homenagear um grupo profissional que equilibra a sensibilidade da arte com a ciência e técnica, bem como o de resgatar o poder de planejamento das cidades brasileiras e do próprio Estado”.

13 respostas

  1. Tanto faz pois já votaram aquela lei que tira obrigação de projeto executivo em obra pública. Pura média.

  2. Isso vai implicar em quais melhorias para o arquiteto e urbanista? Acho que o CAU/BR deveria se preocupar é com o próprio arquiteto e urbanista e não com o dia do Arquiteto. Aff tenha santa paciência.

  3. O “NUNCA” NÃO EXISTE E NÃO É ETERNO. FINALMENTE TEREMOS UM DIA SÓ NOSSO.
    PARABÉNS PARA NÓS ARQUITETOS E URBANISTAS DO NOSSO AMADO BRASIL!!!!!!!!

  4. Muito bom!Vamos torcer pelo voto favorável. E vamos assumir a data e festejar, independente da resposta política. Existimos!

  5. Muito bom! Uma correção somente: dia 11/12 é segunda-feira e portanto terça-feira é dia 12/12. Creio ser importante corrigir. Pietro, Osasco.

  6. Tem alguma coisa errada com a data na matéria. Pois dia 11 de dezembro é uma segunda-feira e não terça-feira.

  7. Precisamos de trabalho e reconhecimento da importância e necessidade deste trabalho, não de homenagem, principalmente vinda de uma casa que votou pela desobrigação do planejamento completo em obras públicas.

  8. Mas…e daí !? Para que termos um Dia dos Arquitetos?
    Atualmente o dia 11 de dezembro é o dia dos Engenheiros e dos Arquitetos. É mesmo preciso um dia só dos arquitetos? Penso que estou num mundo em que o egocentrismo está ainda acima da razão.

  9. .
    O Senado bem que poderia aproveitar o “embalo” (já que se “lembrou” dos Arquitetos) e aprovar logo o PL 13/13 que trata da Carreira Típica de Estado, para ser sancionado pelo Presidente da República.

  10. Não entendi, há anos, desde que o Niemeyer morreu, em 2012, já temos o dia do arquiteto no dia 15. Acho que esta matéria está uns 5 anos atrasada, ou os digníssimos senadores não tem o que fazer e estão chovendo no molhado. Além do mais, concordo com meus colegas, termos um dia não acrescenta nada pra nós, profissionalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ASSESSORIA PARLAMENTAR

Sugestão do CAU Brasil se torna indicação na grade curricular de Educação Básica

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

CAU/BR

Central de Atendimento funcionará normalmente durante a segunda e quarta-feira de carnaval

CAU/BR

AO VIVO: Manaus sedia, hoje (dia 10), Plenária Ampliada do CAU Brasil. Acompanhe

Skip to content