Graduada na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), foi a primeira agente fiscal no CAU/AP e também já exerceu mandato de Conselheira Estadual do CAU/AP. Com apenas 28 anos, Shirlei Cristina Ribeiro Ferreira, natural do Pará, mora em Macapá desde a infância e tem contribuído na promoção da Arquitetura e Urbanismo no Amapá, um dos estados mais jovens do Brasil.
Para Shirlei, que trabalha no setor privado, as atividades desenvolvidas pelo CAU e são de extrema importância, pois busca a valorização do profissional arquitetura urbanismo, reprimindo as práticas ilegais em defesa da sociedade.
Dados do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO) envidenciam o quantitativo de mulheres arquitetas excedendo em 62% ao quantitativo de homens, ou seja, as mulheres se destacando na profissão de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Para Shirlei, as mulheres arquitetas e urbanistas, além de excelentes profissionais, muitas vezes fazem jornada dupla: são donas de casa, mães e esposas, fazendo diferença na sociedade em múltiplos papéis.
Por Aline Aguiar, do CAU/AP
= Veja outras histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras