Na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, acontece o lançamento do livro “Avaliação de Aluguéis em Shopping Centers – Conceitos e Métodos”, da editora Leud, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1501 – Jardim Paulista), a partir das 18h, em São Paulo.
O trabalho foi coordenado pelo engenheiro civil e perito Flavio Figueiredo, com mais de 35 anos de experiência no setor, em conjunto com 17 advogados, engenheiros e especialistas no assunto. A publicação traz um capítulo elaborado pela arquiteta e urbanista Ana Maria Biazzi Dias de Oliveira : “Avaliação de Valores Locativos – Métodos de tratamento de dados (fatores de homogeneização x tratamento científico) ” para elucidar como devem ser feitos cálculos de área, medições e as fórmulas para chegar ao valor preciso necessário, e de acordo com os vários fatores indicados.
Ana Maria Biazzi Dias de Oliveira é graduada pela PUC Campinas, mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP e com certificado em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE Nacional em nível AAA. Foi presidente do IBAPE/SP na gestão 2009-2011 é professora em cursos de pós-graduação “Latu Sensu” em Engenharia de Avaliações e Perícias e em cursos de especialização ministrados para entidades e órgãos públicos na disciplina “Inferência Estatística Aplicada Engenharia de Avaliações de Imóveis”.
Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), são 628 shopping centers em todo o país. Com previsão de mais 15 a serem inaugurados ainda este ano. Os shoppings ocupam quase dois milhões de metros quadrados em Áreas Brutas Locáveis (ABLs), ou seja, as áreas disponíveis para a locação nos shopping centers, exceto merchandising. Têm faturamento de R$ 191,8 bilhões, 115.817 lojas, 1,04 milhão de empregos criados, 443 milhões de visitantes/mês, 1.037.369 vagas para carros em seus estacionamentos.
Já a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) calcula que sejam ainda maiores os números: 754 shoppings, faturamento de R$ 168,2 bilhões de reais, envolvendo 1.381.530 profissionais em 113,5 mil pontos de venda e 31 shoppings em obras para inauguração em breve.