CIDADES

Shoppings centers: livro, com participação de arquiteta, apresenta conceitos e métodos para avaliação de aluguéis

Na próxima terça-feira, dia 22 de agosto, acontece o lançamento do livro “Avaliação de Aluguéis em Shopping Centers – Conceitos e Métodos”, da editora Leud, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1501 – Jardim Paulista), a partir das 18h, em São Paulo.

 

O trabalho  foi coordenado pelo engenheiro civil e perito Flavio Figueiredo, com mais de 35 anos de experiência no setor, em conjunto com 17 advogados, engenheiros e especialistas no assunto. A publicação traz um capítulo elaborado pela arquiteta e urbanista Ana Maria Biazzi Dias de Oliveira : “Avaliação de Valores Locativos – Métodos de tratamento de dados (fatores de homogeneização x tratamento científico) ” para elucidar como devem ser feitos cálculos de área, medições e as fórmulas para chegar ao valor preciso necessário, e de acordo com os vários fatores indicados.

 

 

Ana Maria Biazzi Dias de Oliveira é graduada pela PUC Campinas, mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP e com certificado em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE Nacional em nível AAA. Foi presidente do IBAPE/SP na gestão 2009-2011 é professora em cursos de pós-graduação “Latu Sensu” em Engenharia de Avaliações e Perícias e em cursos de especialização ministrados para entidades e órgãos públicos na disciplina “Inferência Estatística Aplicada Engenharia de Avaliações de Imóveis”.

 

Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), são 628 shopping centers em todo o país. Com previsão de mais 15 a serem inaugurados ainda este ano. Os shoppings ocupam quase dois milhões de metros quadrados em Áreas Brutas Locáveis (ABLs), ou seja, as áreas disponíveis para a locação nos shopping centers, exceto merchandising. Têm faturamento de R$ 191,8 bilhões, 115.817 lojas, 1,04 milhão de empregos criados, 443 milhões de visitantes/mês, 1.037.369 vagas para carros em seus estacionamentos.

 

Já a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) calcula que sejam ainda maiores os números: 754 shoppings, faturamento de R$ 168,2 bilhões de reais, envolvendo 1.381.530 profissionais em 113,5 mil pontos de venda e 31 shoppings em obras para inauguração em breve.

MAIS SOBRE: CIDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

CIDADES

CAU Brasil e Ministério da Cultura firmam parceria para fornecer assistência técnica em equipamentos culturais

CIDADES

No Senado Federal, CAU Brasil propõe inclusão de ATHIS na reformulação do Minha Casa Minha Vida

Pular para o conteúdo